Entre os problemas que podem acontecer numa viagem, o extravio de bagagem pode ser o pior pesadelo de passageiro. Se a sua bagagem foi extraviada, o que fazer para solucionar este problema?
A primeira medida é procurar a companhia aérea ainda no aeroporto e informar sobre a situação. Você vai precisar preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) ou qualquer outro documento escrito para formalizar o extravio de mala. Por isso, sempre guarde o comprovante de despacho de bagagem, pois ele será essencial. É importante saber que, a partir do momento do check-in, a sua bagagem é de responsabilidade total da companhia aérea, que tem o dever de indenizá-lo caso sua mala não seja localizada.
Se isso ocorrer, a companhia aérea tem prazos a cumprir para encontrar sua mala. Para voo nacionais, o prazo é de 7 dias, e para vôos internacionais é de 21 dias. Após esse prazo, você tem o direito de receber uma indenização; o valor é calculado a partir dos Direitos Especiais de Saque (DES), sendo de 1.131 DES – uma espeécie de moeda especial para esse tipo de circunstancia – dentro do próprio país. Já para vôos internacionais o valor é de 1 mil DES.
Se o problema não for resolvido de forma amigável, você pode procurar o Procon ou até mesmo a justiça.
Alessandro Sousa Farias, brasileiro, é natural de Campina Grande, atuando há 22 anos como agente de viagens na DeltaTour CPV