"Ortorexia e vigorexia: um outro extremo"


Cada dia mais a busca por um estilo de vida saudável é indispensável para quem deseja uma vida longa e favorável, todavia, se esse anseio passar dos limites, deixa de ser algo benéfico e passa a ser considerado um transtorno.

No caso da ortorexia o indivíduo é extremamente criterioso com a ingestão de alimentos saudáveis e puros, que sejam livres de substâncias artificiais como os corantes, estabilizantes, emulsificantes, aromatizantes, assim como também os alimentos processados e ultraprocessados, eles dão preferência por comidas naturais e orgânicos.

Tal comportamento leva a prejuízos sociais e afetivos, em razão de ter que sempre levar sua própria comida para onde for, visto que para certos ambientes se torna inviável ou incômodo.

Já a vigorexia que é mais comum em homens, é conhecida também como dismorfia muscular ou anorexia inversa. Está relacionada a busca constante e insaciável pela perfeição, definição muscular e percentual baixíssimo de gordura corporal.

Esses indivíduos investem seu tempo em exercício de força e dietas rigorosas voltada a hipertrofia, nunca estão satisfeitos com suas imagens no espelho, isso gera sofrimento causando também malefícios a vida social.

Tais desordens ainda não são reconhecidas pelo Manual da DSM (Diagnostic and Statistcal Manual of Mental Disorderes), devido a falta de estudos clínicos mais aprofundados.

Em suma, devemos levar a sério um estilo de vida mais saudável e ativo, sem que isso venha ser motivo para nos afastar do convívio social e de aproveitar os bons momentos familiares, se tornando uma busca árdua seja por alimentação super saudável ou um corpo perfeito, vivamos com moderação sempre mantendo o equilíbrio, nem desleixados com a qualidade de vida, nem demasiadamente preocupados com a perfeição.

Verônica T. Farias - Nutricionista CRN 17739
Consultório - Rua Capitão João Alves de Lira, 565
Prata - Campina Grande - PB
Fone - 83 3322.2804


Postagem Anterior Próxima Postagem