Foi protocolado pelo vereador Rubens Nascimento, do Democratas, o Projeto de Lei Ordinária 277/2021, que institui o “Programa Linguagem Ilustrada na Saúde” (Plis) em Campina Grande, uma proposta de humanização e incentivo à maior autonomia e ao protagonismo dos pacientes.
Em linhas gerais, o programa busca promover meios para que o paciente que tenha limitações no manejo de medicamentos (por exemplo, de leitura ou interpretação clara da posologia indicada) seja orientado por meio de estratégias práticas, como o uso de adesivos ilustrados, e desta forma possa fazer uso dos remédios e cumprir as orientações do tratamento de maneira mais eficiente e segura.
Segundo o autor, o projeto nasceu da iniciativa da estudante de medicina de Campina Grande Rafaella Guedes que desenvolveu a ideia e realizou as primeiras articulações com alguns serviços públicos, por ação própria, buscando promover e estimular o uso desse tipo de suporte para auxiliar os pacientes.
“A ideia da estudante, com sua visão humanizada, é gerar um impacto considerável na vida dos pacientes/usuários, através desses pequenos gestos na educação em saúde”, comentou o vereador. “Na prática, trata-se de uma ferramenta simples de ser utilizada, mas com grande capacidade de surtir resultados importantes e humanizando o processo”, acrescentou.
De acordo com o projeto, o programa será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, à qual caberá disponibilizar os recursos e materiais necessários para sua implantação e continuidade, inclusive atuando para capacitar e sensibilizar suas equipes para oferecer o suporte àqueles pacientes que precisem da linguagem ilustrativa.