Tramita na Câmara Municipal de Campina Grande um projeto de resolução de autoria do vereador Alexandre do Sindicato (PSD) que recria na Casa a Frente Parlamentar do Transplante de Órgãos, com vigência dos trabalhos para os quatro anos da legislatura em andamento.
A frente já esteve ativa na legislatura anterior por uma iniciativa do próprio Alexandre, que ficou à frente do grupo de trabalho. Segundo ele, as frentes parlamentares têm sua atuação por prazo limitado, não podendo estender-se de uma legislatura para outra, daí a necessidade de um novo projeto para seu estabelecimento.
Na propositura, o vereador explicou que a frente “terá como desiderato promover o debate sobre as políticas públicas de doações, o estímulo à doação, o apoio a iniciativas de órgãos públicos e quaisquer ações que atendam a esse propósito”.
Alexandre do Sindicato destacou ainda a experiência de atuação com os transplantados renais de Campina Grande, que perderam o hospital referência de atendimento, o que demandou e vem demandando um forte trabalho para tentar garantir a adequada assistência a esses pacientes.
“No Brasil e no Mundo o tema do transplante tem sido cada vez mais abordado e sua discussão no seio familiar vem sendo incentivada e estimulada. Há estigmas que precisam ser desconstruídos, há tabus que precisam ser superados, há receios que precisam ser respondidos, há mitos que precisam ser desfeitos”, considerou o vereador.