A sede do Instituto Histórico de Campina Grande – IHCG, foi visitada neste domingo, 16/05, pelo engenheiro Thierry Adolfo Leite Barros Agostinho, que acompanhado da esposa, Flávia Martins e dos filhos Theodoro Átila e Tiffanny Ariel conheceram os ambientes da casa de Memória.
Na ocasião, eles foram recebidos pelo presidente do IHCG, Vanderley de Brito, e pela presidente de Honra, Ida Steinmuller, que os apresentaram as instalações da sede do Instituto Histórico.
Durante a visita guiada, a Casa de Memória que fica localizada, no prédio da antiga Câmara Municipal, na rua Maciel Pinheiro, centro da cidade, a família do engenheiro conheceu o Memorial Elpídio de Almeida, uma instalação museológica que remonta o interior da casa do médico, historiador e do ex-prefeito de Campina Grande. O espaço é uma autêntica casa de elite campinense do período áureo do algodão, com os móveis originais, a biblioteca de medicina, os instrumentos de médico e até a máquina de escrever que ele utilizou para escrever o livro “História de Campina Grande”.
Os visitantes tiveram a oportunidade de passar pela biblioteca do IHCG, que reúne acervos de Elpídio de Almeida, Virgílio Brasileiro e inúmeras doações que o Instituto recebeu nos últimos oito anos. E também tiveram acesso ao centro de documentação do Instituto, onde estão guardados documentos originais, como cartas, mapas, monografias, registros cartoriais, atas, além de uma hemeroteca, com jornais antigos, boletins oficiais, revistas e todo tipo de periódicos.
E encerrando a programação, a família de Thierry Adolfo Leite conheceu o auditório do IHCG, uma sala com sessenta assentos para as sessões magnas do Instituto e onde serão realizados eventos como palestras, encontros e oficinas.
“A visita a sede do Instituto é um trabalho que estamos fazendo para que a sociedade de Campina Grande possa compreender a importância de uma instituição deste molde, o modo que opera e quais benefícios uma Casa de Memória traz para uma cidade, guardando e zelando a memória, bem como oferendo um acervo para pesquisas que visam enriquecer a história local”, explicou Vanderley de Brito, presidente do IHCG.
A Casa de Memória que ainda está em processo de estruturação, ganhará em breve, duas outras instalações o Salão Nobre, para receber autoridades, e a Sala Hilton Mota, onde será montado um espaço para a história do som e do rádio de Campina Grande.
“As grandes cidades do Brasil possuem seus Institutos Históricos em pleno funcionamento, a maioria deles centenários, e Campina Grande só agora está tendo o seu, mas não vai deixar a desejar para nenhum outro já existente”, disse o presidente do Instituto Histórico.
As pessoas interessadas em fazer agendamento de visitas à sede do Instituto Histórico de Campina Grande – IHCG, devem entrar em contato através do telefone: (83) 98730-6049.