A postagem, que pode ser vista na imagem acima, anuncia a “1ª Copa Zona Leste de Futebol Amador”, promovida pela Prefeitura de Campina Grande através da Sejel. O imbróglio se deu por causa de uma frase na postagem e a marcação de dois nomes, um deles do assessor e outra do vereador licenciado Dinho do Papaléguas, secretário de Esportes.
A frase que virou alvo da indignação, textualmente, “Agora quero ver quem vai ser o pai da zona leste”, foi associada por alguns vereadores, equivocadamente, à figura do secretário, ou seja, como se Dinho pretendesse, com a copa de pelada, ser o “pai” daquela região da cidade.
Ocorre que, quem conhece o mínimo da linguagem dos boleiros sabe que a expressão, evidentemente, se referiu aos times que vão disputar a copa. “Pai”, na língua do futebol, é o vencedor, o campeão.
Ou seja, a frase apenas provocou sobre quem será consagrado campeão da zona leste.
Não por acaso a torcida do Campinense caçoa dos adversários trezeanos dizendo que o rubronegro é o “pai” em Campina e os trezeanos, em troca, dizem que o Galo é o “pai” na Borborema. Assim é no Brasil todo. Vejam alguns exemplos abaixo.
Que existe uma certa
tensão entre alguns vereadores e o vereador-secretário, é fato inegável. E isso
poderia e deveria ser tratado entre as partes. Mas, o episódio da tal
publicação foi mero erro interpretativo e, portanto, uma bola fora.