Opinião de Alessandro Sousa: "Não bastasse a pandemia, vem a guerra"


Ainda estamos saindo da pior crise que afetou o setor de turismo e eventos, a pandemia. Agora nos deparamos com uma guerra entre Rússia e Ucrânia que vem gerando impactos globais.

Sabemos que a Rússia não é atrativo para o turismo e consumo para os brasileiros, mas os efeitos dessa guerra podem causar seqüelas a agencias de viagens, operadoras e companhias aéreas.Para o CEO da Latam, Jerome Cardie, “os principais impactos no momento são tarifas de combustível e câmbio, bem como, titânio para produção de aviões.” Ainda de acordo com Jerome Cardie, “isso irá impactar nos preços das passagens aéreas, justamente no momento em que as companhias aéreas querem voltar a voar”.

Operadoras com foco e tradição no leste europeu, lamentam justamente no momento em que já se preparavam para lançamento de pacotes pós pandemia; agora as promoções já programadas para serem lançadas para alta temporada perderam total sentido. Praticamente todos os fornecedores em serviços da operada em Moscou cancelaram e não alimentam mais qualquer possibilidade de retorno para esse ano. A pandemia havia freado fortemente as vendas, há poucos meses esse cenário estava com mudanças positivas, mas agora as vendas pararam e quem já comprou está aguardando o desenrolar da situação.

Já as agencias e viagens encaram com cautela, destinos como Roma, Londres, Paris e Madri. Para quem comprou e a viagem está programada para setembro ou outubro, a recomendação é que aguardem; afinal a guerra está restrita ao leste europeu. As agencias cobram do Ministério do Turismo uma posição, pois um comunicado sólido do ministério orienta trade e passageiros. Como há uma distancia relativa da alta temporada, as operadoras e agencias de viagens mantém um compasso de espera.

O impacto dá novas diretrizes, o Conselho da OMT estuda suspender a Rússia, a MSC Cruzeiros suspendeu suas escalas em São Petesburgo e a fórmula 1 excluiu o grande prêmio do pais de seu calendário e creio que mais medidas serão tomadas nos próximos dias.  

Alessandro S. Farias – Há 23 anos agentes de viagens de DeltaTour CPV 

-----------

Para ler outras colunas de Alessandro Sousa, clique AQUI.

Postagem Anterior Próxima Postagem