Nova coluna de Waltair Pacheco de Brito Jr: "Nunca vimos uma política assim!"


É fato que a política é dinâmica e por ser assim, uma eleição nunca é parecida com a outra, os fatos embora pareçam se repetir as mobilizações são sempre muito diferentes, ao ponto de comumente dizermos que nunca vimos uma politica assim, isto a cada eleição.

O fato é, que mais uma vez estamos a repetir e pensar na ideia de que nunca vimos uma política assim, como a que vivemos hoje, seja no âmbito local ou nacional, mas, como bom Paraibano vou me ater a alguns fatos de nossa política local.

As caminhadas pelos bairros outrora tão bem alinhadas e marcantes pelo movimento espontâneo dos moradores, hoje são marcadas pelos constantes conflitos entre os postulantes e ou parentes destes que parecem exercer muito domínio nas campanhas dos companheiros.

Outro fato que tem marcado as mesmas, é a falta de gente para acompanhar de forma espontânea os candidatos sejam os amigos, sejam os simpatizantes, sejam os próprios moradores que sempre seguia o fluxo, o que se comenta hoje é que ou paga, ou não se tem ninguém para fazer número.

Em outros tempos a figura ilustre do Ex-Senador Cássio Cunha Lima, por si, era motivo de alvoroço pelos bairros e ou centro da cidade, mas, o que se viu nesta eleição, foi um Cássio passeando pelo calçadão da Cardoso Vieira, cercado apenas de assessores e candidatos sem nenhuma aglomeração, sem nenhuma manifestação efusiva por parte dos transeuntes.

Em contra partida se viu um novato, estreante na Política Estadual, candidato ao governo do Estado, o jornalista Nilvan Ferreira (PL), ser interpelado metro a metro pelo centro da cidade pelo povo que com ele cruzava e ou o via passando em seus carro e ou motos, gritando seu nome, parando para tirar foto ou simplesmente para declarar apoio e voto nas urnas em outubro próximo.

Como se a rua fosse pouco para as pessoas manifestarem o voto e o carinho com a sua presença na cidade, a Casa de Félix Araújo foi extensão desta manifestação popular por funcionários visitantes, jornalistas e até mesmo de Vereadores quando este adentrou ao Plenário em meio a uma sessão e parou os trabalhos recebendo dos vereadores a atenção, cumprimentos, respeito e manifestações de carinho.

O que se viu também foi um grande entusiasmo do povo rendendo as mesmas demonstrações de afeto, carinho, apoio e declarações de voto a pessoa do Vice Candidato ao Governo na chapa de Nilvan o empresário Artur Bolinha (PL), acredito que pela identidade com a cidade e a expressiva representação que o mesmo tem hoje na campanha e terá num eventual governo dos dois.

Ainda pensando na ideia de que nunca vimos uma política assim, não podia deixar de registrar o tamanho agigantado enquanto Vereador, do baixinho Alexandre Pereira, mais conhecido como Alexandre do Sindicato, que ciceroneando os candidatos Nilvan e Bolinha pela cidade, adentra o Plenário da Câmara com os dois, arrancando dos colegas elogios pela coragem, ousadia e competência em desbravada missão.

Para finalizar, nunca antes vimos uma eleição estadual, tão movida por sentimentos como esta, sentimentos de mudança de renovação de transformação de libertação de novos ideais de novos nomes, de novas oportunidades.

A Paraíba está mesmo mudando, a Paraíba vai mesmo mudar!


Postagem Anterior Próxima Postagem