PDT vai acionar MPE por enquete ilegal que exclui nome de André Ribeiro


O PDT da Paraíba recebeu denúncia sobre uma enquete ilegal que está sendo enviada em massa para celulares, na qual é simulada uma pesquisa sobre os nomes que estão na disputa pelo Senado na Paraíba. 

Na enquete, o nome do candidato do partido, André Ribeiro, não aparece. A informação foi confirmada pelo candidato. Segundo ele, outros candidatos também não aparecem. "Embora enquete não tenha valor científico, vejo que a clandestinidade parece atender a quem tem medo que nosso nome apareça", disse André. 

O presidente do PDT na Paraíba, Marcos Ribeiro, informou que vai acionar o Ministério Público Eleitoral para que inicie uma investigação sobre a origem das mensagens, faça cessar a prática e puna os responsáveis. 

"Jogamos limpo e não vamos admitir esse tipo de expediente, que será fiscalizado e combatido por nós", comentou Marcos.

PROIBIDAS DURANTE A CAMPANHA

A realização de enquetes ou sondagens sobre as Eleições 2022 está proibida a partir de 15 de agosto. A determinação está prevista na Resolução TSE nº 23.600/2019 e no calendário eleitoral.

Segundo a norma, enquete ou sondagem é “o levantamento de opiniões sem plano amostral, que dependa da participação espontânea da parte interessada, e que não utilize método científico para sua realização, quando apresentados resultados que possibilitem à eleitora ou ao eleitor inferir a ordem das candidatas e dos candidatos na disputa”.

A multa pode partir do valor pesado de R$ 53 mil, chegando até a R$ 106 mil.

Postagem Anterior Próxima Postagem