Por Waltair Pacheco de Brito Júnior
Faltando menos de vinte dias para a eleição, a candidatura de Ricardo Coutinho segue confundindo os mais experientes cientistas políticos, inquietando os mais expertos comentaristas e desafiando os mais ávidos apostadores.
Isto porque em recente decisão do final de semana o Tribunal Regional Eleitoral – TER/PB por unanimidade manteve a inelegibilidade do ex-governador, ou seja, indeferiu a candidatura do mesmo ao Senado nas eleições deste ano.
Como se não bastasse, a candidatura de Ricardo teve o fundo eleitoral bloqueado, o que somado a decisão do TER/PB, torna quase que inviável qualquer candidatura. Qualquer outro candidato já teria saído de cena.
Entretanto o que se viu e o que se vê, é que o mesmo continua em plena atividade de campanha como se tudo estivesse ocorrendo dentro da mais pura e simples normalidade, e mais, o que se ouviu de sua própria boca é que as pessoas não deviam acreditar em notícias falsas, haja visto ele continuar fazendo campanha.
Ainda é possível constatar através de canal competente, que o mesmo já tem somados como gasto de campanha em prestação parcial, o montante de R$ 1.234.630,00, valor este que ultrapassa recursos já destinados para outras candidaturas, inclusive de candidato ao governo do Estado.
Isto só mostra que o “Mago” está em plena atividade de campanha eleitoral.
Mas, diante dos fatos constatados, o que estaria motivando o candidato?
Seria demasiada confiança na “justiça” da “suprema corte”, que invariavelmente tem sido condescendente, benigna com os camaradas, os amigos que se sentem injustiçados pelas condenações em instancias primárias, ainda que as mesmas advenham de robustas provas, materiais, testemunhais e documentais?
Seria loucura, desatino, provocado pela abstinência de poder, ou pelo desejo alucinado de ter à mão um instrumento politico que lhe permita novamente vivenciar seus particulares interesses, executar seus projetos pessoais?
Ou seria por fim desaforamento, movido pelo pleno sentimento de ser, ter, poder?
Seja o que for, ele está às ruas, o desfecho só o dia de amanhã dirá!
_________________________________________________
Waltair Barbosa Pacheco de Brito Junior é brasileiro, natural de Campina Grande/PB. Nascido em 04 de setembro de 1965, é formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Paraíba, cristão e casado.