A cada ano, o Instituto Histórico de Campina Grande – IHCG realiza uma programação comemorativa intitulada “Semana Elpidiana”, com a proposta de rememorar o médico, político, e historiador Elpídio de Almeida, fundador e patrono da Casa de Memória.
Este ano, a programação foi aberta, na Escola Municipal Elpídio de Almeida, no bairro da Ramadinha, nesta quinta-feira, 01/09, data em que se comemora 129 anos de aniversário do homenageado, com uma palestra para alunos do ensino fundamental, sobre a Vida e as Realizações de Elpídio de Almeida para Campina Grande.
Na ocasião foi lançado um Concurso de Desenhos, onde os alunos testarão suas habilidades, e aqueles mais talentosos, que fizerem o melhor desenho do patrono do IHCG receberão premiações. As produções artísticas dos alunos, serão avaliadas por uma Comissão Artístico Cultural, formada por membros do Instituto Histórico.
A iniciativa conta com o apoio do diretor da Escola, Aluísio Marques e da vice-diretora, Adriana Moreira. No próximo dia 08 de setembro, às 10h, os trabalhos escolhidos serão premiados, numa solenidade que acontecerá no Memorial Elpídio de Almeida, na sede do IHCG, no Centro de Campina Grande. O evento contará com a presença da diretoria do Instituto e também do secretário de Educação do Município, Raymundo Ásfora Neto.
Na ocasião, os alunos poderão conhecer as instalações da Casa de Memória, bem como todo acervo disponível no local.
Serão premiados os três melhores trabalhos, o primeiro lugar vai receber um exemplar do livro “História de Campina Grande: de aldeia a metrópole” com dedicatória dos autores, Ida Steinmuller e Vanderlei de Brito. Já o segundo e terceiro lugar receberão canecas de porcelana com a marca do Instituto Histórico.
Sobre Elpídio de Almeida
Natural de Areia-PB, nascido em primeiro de setembro de 1893, Elpídio de Almeida, foi médico, administrador público, político, ambientalista e historiador, sendo de sua autoria o primeiro livro sobre a história da Rainha da Borborema, intitulado “História de Campina Grande”, publicado em 1962.
“A ‘Semana Elpidiana’ vem resgatar a memória da cidade, a importância de Elpídio de Almeida, que foi um grande provocador, no bom sentido, no que diz respeito a história de Campina Grande, quando lançou seu livro, um equipamento didático que nos serve e nos servirá sempre”, disse Vanderley de Brito, presidente do IHCG.
Assessoria