Nova coluna de Alexandre Moura: "Incoday em Fortaleza"

 


Por Alexandre MOURA (*)

INCODAY em Fortaleza

No próximo dia 1 de dezembro, no auditório do SEBRAE (de forma “hibrida”, presencial e remoto pela Internet), em Fortaleza, Ceará, acontecerá à Edição 2022 do INCODAY (International Cooperation Day) evento internacional organizado anualmente pela BRAFIP, em diferentes cidades do Brasil. Este ano, o evento tem o importante apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação ligada ao Ministério da Educação). O INCODAY tem três principais objetivos: Identificar projetos de Inovação colaborativa, de qualquer segmento da economia e intensivos em TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação); Promover a aproximação de empresas e instituições nacionais e/ou internacionais, visando à criação de consórcios de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) para execução de projetos colaborativos; e Apresentar as ideias selecionadas nas “Chamadas de Ideias BRAFIP” anuais, com votação das três melhores ideias pelos inscritos no evento. Este ano foram selecionadas, para apresentação final, 14 ideias: “Conectados”; “Guia em Rede”; “Cambuí Online”; “Treinamento Virtual”; “PHLBRTurisEduc”; “Aerador Hidrociclone”; “Process Automation”; “Re.tifica”; “INOVATURPB”; “Speed Reading”; “Zaivu”; “As Aventuras de Lexi”; “Meu Rolê”; e “Enetrix”. Mais informações e inscrições (gratuitas) no INCODAY 2022, disponíveis no endereço www.brafip.org.br/brafip/2022/11/16/incoday-2022/.

Computação em “Nuvem”

A empresa americana Gartner, Inc. (www.gartner.com), especializada em consultoria para o segmento de tecnologia, divulgou relatório que prevê para o ano que vem, “gastos globais com usuários finais de computação em nuvem, da ordem de R$ 3 trilhões”, um crescimento de quase 21% em relação a 2022. Estes números refletem a estratégia das empresas, em investir em computação em nuvem, por ser “uma maneira segura e inovadora de crescer em tempos de incerteza” (exatamente, como a economia mundial se encontra, desde o inicio da pandemia e da guerra da Ucrânia). Essa estratégia por parte das empresas é reflexo direto, da definição clássica de Computação em Nuvem, que é “disponibilidade de recursos de TI (Tecnologia da Informação) de acordo com a necessidade, por meio da Internet com preço de pagamento calculado conforme o tempo de uso”. Em outras palavras, “em vez de comprar, ter e manter equipamentos e softwares, a empresa pode acessar serviços de tecnologia, como computadores, capacidade de armazenamento de informações e bancos de dados, sob demanda, pagando um aluguel”.

“Chips Fotônicos”

A disputa tecnológica em P,D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) e posterior produção de “Chips de Computador”, entre os Estados Unidos, a China e os países da União Europeia, está ficando cada vez mais “quente”. A última novidade vem da China. O jornal “Beijing Daily”, recentemente, publicou matéria (depois confirmada oficialmente) sobre a entrada em funcionamento no ano que vem, “da primeira fábrica de chips fotônicos da China”. Essa tecnologia permite a criação de chips altamente compactos, reunindo em um único invólucro, os elementos eletrônicos e os mais rápidos fotônicos (circuitos ópticos integrados). Para se ter uma ideia da importância dessa tecnologia, comparando com os atuais “chips eletrônicos”, os chips fotônicos tem velocidade mil vezes maiores e menor consumo de energia. Uma verdadeira mudança de paradigma. Segundo ainda o jornal chinês, a nova planta industrial está sendo erguida pela empresa de tecnologia “Sintone”, sediada na capital Beijing e vale destacar que, os chips fotônicos “não são produzidos atualmente, em larga escala, em nenhum país e são importantes para sistemas de computação quântica”.

Mestrado Profissional na UEPB

A UEPB – Universidade Estadual da Paraíba, através do “Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia em Saúde”, está com inscrições abertas para o processo seletivo do “Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde”, Edição 2023. Segundo informações do Edital, o “Programa visa capacitar profissionais em conhecimento de metodologias e processos aplicados, fundamentais à atuação eficiente junto aos estabelecimentos de saúde e empresas de base tecnológica, mediante a incorporação de métodos e técnicas científicas”. E também, “promover a formação profissional no domínio do avanço das tecnologias estratégicas em saúde, incluindo as melhores práticas de projetos, inovação e gestão de tecnologias, tanto no ambiente hospitalar quanto no setor industrial”. Estão disponíveis 23 vagas.

Confira o Edital no endereço: https://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgcts/files/2022/11/Edital-Turma-2023-PPGCTS.pdf

________________________________________________________

Engenheiro Eletrônico, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, VP da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.


Postagem Anterior Próxima Postagem