Por Alexandre MOURA (*)
Vencedoras do INCODAY 2022
No dia 1 de dezembro, passado, aconteceu no Auditório do SEBRAE, em Fortaleza, Ceará, a Edição 2022 do INCODAY (International Cooperation Day), evento anual, de caráter internacional, organizado pela BraFip (Plataforma Tecnológica Brasileira), em diferentes cidades do Brasil. Este ano, o INCODAY teve o importante apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação ligada ao Ministério da Educação), da UFC - Universidade Federal do Ceará e do SEBRAE. O INCODAY finaliza a “Chamada de Ideias BraFip”, expondo as 15 melhores participantes da chamada e propiciando networking entre os setores que atuam no ramo de inovação tecnológica, tanto as brasileiras quanto as internacionais (a exemplo do CDTI e da ALETI), propiciando contatos e parcerias, para a execução de projetos de P,D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) Colaborativos. Este ano, as grandes vencedoras do INCODAY foram as “Ideias”: Speed Reading (Portugal) que ficou em 1º lugar; Cambuí Online (Brasil) em 2º lugar e Process Automation (Canadá), em 3º. Mais informações no portal da BraFip (www.brafip.org.br)
“Desafios” UNIFACISA
A UNIFACISA, Universidade sediada em Campina Grande, Paraíba, - conhecida nacionalmente pela excelência de seus cursos, especialmente os de Medicina, Direito, Jogos Digitais e Arquitetura e também, pelo seu time de basquete que disputa a NBB – lançou um “Edital de Desafios Abertos”, com o objetivo de apresentar soluções com projetos científicos gratuitos, para instituições/empresas públicas e privadas. As áreas contempladas são:
Tecnologia; Saúde; Arquitetura/ Engenharia e Administração. “Ao participar do programa de Desafios da UNIFACISA, a empresa terá a oportunidade de encontrar soluções inovadoras junto a um grupo de alunos talentosos e criativos, orientados por um corpo docente altamente qualificado e ainda, ter o apoio de diversos profissionais e empresários da região, que colaboram com os projetos como mentores”. A Universidade tem como “uma de suas marcas” a formação integral dos alunos, sob uma perspectiva não apenas técnica, mas também social e humana.
“Desafios” UNIFACISA (II)
A ideia da universidade é inovar, trazendo para “os currículos da graduação um programa que integra o ensino a demandas reais, estabelecendo uma ligação concreta entre o conhecimento acadêmico e a sociedade”. O programa Desafios UNIFACISA “é uma jornada de aprendizagem que conecta talentos universitários a empresas e instituições, promovendo um processo de criação de forma colaborativa, visando encontrar soluções para os problemas enfrentados pelas empresas/instituições”. Desta forma, o Edital é direcionado para instituições públicas, empresas privadas e sociedade em geral, da cidade de Campina Grande. Para participar do processo seletivo, os interessados têm até o próximo dia 10 de janeiro de 2023. Mais informações no endereço: https://www.unifacisa.edu.br/noticia/programa-desafio-unifacisa-lancado-edital-para-instituicoes-publicas-e-privadas
Programa “Energia” da EMBRAER
A EMBRAER (www.embraer.com), terceira maior fabricante de aviões do mundo, apresentou recentemente, seu “Programa Energia”, com as “tendências para aviação comercial do futuro”. O programa é uma iniciativa da empresa brasileira com o objetivo de “zerar as emissões de poluentes na indústria da aviação até o ano de 2050”. No momento, a EMBRAER tem focado sua expertise em engenharia aeronáutica, em “novos conceitos de aeronaves movidas a tecnologias e energias renováveis (propulsão elétrica híbrida e elétrica a hidrogênio), em dois projetos de aviões com capacidade para 19 a 30 passageiros”. Vale destacar que, por muitos anos, a empresa liderou, em nível mundial, o mercado para este porte de aeronaves, com o “Bandeirante” (19 lugares) e o “Brasília” (30 lugares). Os projetos, denominados de “E19-HE e E30-HE” (versões “Energia Híbrido”) e “E19-H2FC e E30-H2FC” (versões “Energia com Célula de Combustível de Hidrogênio”) , segundo engenheiros da EMBRAER, “são tecnicamente realistas e economicamente viáveis, para diminuir em até 90% (ou mesmo, zerar) as emissões de carbono geradas pelas aeronaves sendo atualmente projetadas/desenvolvidas”.
___________________________________________________
Engenheiro Eletrônico, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, VP da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.