As cidades mais competitivas do mundo são cada vez mais criativas e inovadoras, porque estão substituindo os recursos limitados e não renováveis pelos talentos das pessoas, como insumos básicos de suas economias. É o empreendedorismo criativo que se transforma no ativo essencial, que garante a competitividade das cidades e contribuem para a qualidade de vida das comunidades.
Cabedelo + Criativa é um plano de governo municipal, através da secretaria de cultura, que prioriza desenvolver a economia criativa e extrair o que há de melhor em cada um dos artistas e artesãos da cidade. Esse olhar para a cultura do lugar vem contribuindo para o desenvolvimento de empreendimentos criativos e o fortalecimento do sentimento de pertença da população de Cabedelo, através da valorização da identidade local, da inclusão social, da diversidade cultural, da inovação, do trabalho colaborativo e da produção associada ao turismo.
Posso falar com clareza de Cabedelo + Criativa, porque o SEBRAE/PB esteve sempre presente nesse processo. Através de contrato com a Prefeitura de Cabedelo, desenvolvemos ações estruturantes para atender aos objetivos do plano municipal de economia criativa, que valoriza a autoexpressão e a criação dos atores culturais locais e ao mesmo tempo impressiona os turistas que visitam a cidade e saem com o sentimento do quanto a colaboração e a criatividade, geram possibilidades e oportunidades nos destinos turísticos.
O plano municipal Cabedelo + Criativa compreende quatro etapas: A primeira é a formação do coletivo colaborativo formado por empreendedores criativos, que tem como objetivo a produção associada ao turismo, a preservação e a promoção da identidade local. A segunda etapa refere-se à elaboração do documento que fundamenta, regulamenta e orienta a proposição e a execução de políticas públicas relacionadas à economia criativa na cidade de Cabedelo.
A terceira etapa consiste na implementação do Espaço Criativo, denominado Casarão do Padre, que proporciona relacionamentos, troca de experiências, exposições, programação cultural e ações colaborativas entre os atores criativos da cidade. E por último, a criação do Programa Municipal de Artesanato, do Memorial Municipal da Cultura Popular “Carlinhos de Isabé” e da Mostra Cultural Saberes e Fazeres no Município de Cabedelo.
Para que as políticas públicas econômicas, sociais e culturais gerem mais desenvolvimento nos territórios é fundamental transformar os talentos criativos locais em empreendedores bem-sucedidos. Também atrair investimentos inovadores e contribuir para o crescimento dos empreendimentos existentes, com mais valor agregado.
Uma cidade que está focada nos segmentos da economia criativa está em permanente processo de inovação, por apresentar conexões com o artesanato e a arte popular, a arquitetura, artes cênicas, artes visuais, artes midiáticas, audiovisual, cinema, design, literatura, moda, música, expressões culturais, patrimônio e artes, gastronomia, pesquisa e desenvolvimento, publicidade, tecnologia da informação e comunicação.
Esses segmentos da economia criativa impactam positivamente nas novas estratégias de desenvolvimento econômico e social, apresentam maior capacidade de gerar empregos e são propulsores da inovação, porque proporcionam o mais alto valor agregado na matriz produtiva das cidades, tornando-as mais competitivas. A economia criativa está cada vez mais ligada à dinâmica econômica dos territórios e ao desenvolvimento regional e local.
Assim como as médias e grandes cidades, Cabedelo se destaca ao priorizar uma política de governo voltada para o fortalecimento de centros culturais, galerias de arte, bibliotecas, teatro, podendo ser ampliada para novos desafios, que se referem ao design urbano, a criação de um distrito criativo, a melhoria da mobilidade urbana e a qualidade de vida.
A prefeitura de Cabedelo, através da SECULT, vem cumprindo o seu papel de contribuir para o desenvolvimento econômico e social, com base no conhecimento, na criatividade, valorização da cultura e o acesso à tecnologia, com produtos e serviços que traduzem a singularidade e a identidade das expressões culturais, da Rede Cabedelo + Criativa. Acesse: www.cabedelomaiscriativa.com
-------
"Regina Amorim é formada em Economia pela UFPB, Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB - Universidade de Brasília e Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência - Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE. Atualmente é Gestora de Turismo e Economia Criativa do SEBRAE/PB".