“Estradas Inteligentes” - Nova coluna de Alexandre Moura no Hora Agora

 


Por Alexandre MOURA (*)

“Estradas Inteligentes”

A “Intel Corporation”, empresa multinacional de tecnologia sediada na cidade de Santa Clara, Califórnia, Estados Unidos, publicou um artigo bastante interessante sobre “Estradas Inteligentes” (ou “Vias Inteligentes” para alguns). A tecnologia utilizada em uma estrada inteligente é formada por um conjunto grande, de dispositivos eletrônicos a maioria já de uso em nosso cotidiano. Exemplo: “sensores de velocidade, sensores acústicos, câmeras, semáforos inteligentes, sistemas de monitoramento de condições climáticas, além de sinalização digital”. Segundo os analistas da Intel, uma via inteligente trás vários benefícios para a população, dentre eles “Vias menos congestionadas; Maior segurança no trânsito (inclusive para os pedestres); Conectividade a Internet; Pedágio eletrônico; Ajuda na redução das emissões de CO2; e Serviços de emergência mais eficientes”.

“Estradas Inteligentes (II)”

O desenvolvimento da “Tecnologia da IoT” (Internet das Coisas) e a Tecnologia 5G,  vem facilitando a implementação de soluções para a infraestrutura tecnológica necessária, ao funcionamento das estradas inteligentes. O uso de IoT em conjunto com soluções de TIC (Tecnologias da Informação e das Comunicações), tem viabilizado a coleta de informações/dados (para analise estatística, por exemplo) visando aperfeiçoar o gerenciamento do tráfego pelas autoridades responsáveis pela gestão das vias. Por outro lado, “os sensores de IoT, câmeras, radares e equipamentos equipados com 5G, permitem que os dados sejam analisados em tempo real e utilizados para minimizar congestionamentos, melhorando o fluxo de tráfego nos horários de pico”. Em breve, o uso de IA (Inteligência Artificial) também vai ser um fator importante para o bom funcionamento de uma Via Inteligente, possibilitando tecnicamente, por exemplo, “semáforos que ajustam automaticamente (sem interferência humana) seu tempo de funcionamento (ou muda a prioridade), com base nos dados coletados através dos sensores instalados na via”.

Transformação Digital Jurídica

No próximo dia 7 de dezembro, acontecerá em São Paulo, Capital, a “3ª Edição do Fórum de Transformação Digital Jurídica”. A edição deste ano será no formato “hibrido” (presencial e pela Internet), e “Cases de Transformação Digital Jurídica” serão apresentados por advogados e diretores jurídicos de grandes empresas. O evento é “um seleto encontro de experiências que apresenta tendências, práticas e soluções inovadoras utilizadas em escritórios e departamentos jurídicos”. Especialistas vão mostrar e discutir, estratégias e ferramentas “disruptivas” utilizadas com sucesso para impulsionar resultados na gestão de processos, tecnologias e pessoas minimizando riscos, custos e aumentando a produtividade e eficiência, do segmento jurídico brasileiro. Evento bem interessante. Mais informações no endereço: https://www.ibrei.org/single-post/3-edicao-do-forum-de-transformacao-digital-juridica.

“5G” 

Recente matéria da revista “Aeromagazine”, especializada em aviação, afirma que as “companhias aéreas dos Estados Unidos podem não cumprir os prazos para adaptarem os aviões, visando evitar interferências da telefonia móvel 5G nos altímetros das aeronaves”. O primeiro prazo termina no final desse mês e deve (ou deveria) ser cumprido pelas “empresas aéreas que fazem voos regionais”. As demais empresas, incluindo as que realizam voos internacionais, têm até julho do ano que vem para cumprir as normas estabelecidas pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês). O problema, segundo as empresas, é na “cadeia de suprimentos” e que os três principais fabricantes de aviões, em nível mundial, Embraer, Airbus e Boeing ainda não conseguiram equacionar totalmente. A solicitação é que o prazo seja prorrogado por mais um ano, indo até dezembro de 2023. A questão é muito delicada, visto que desde o inicio deste ano, “foram registrados mais de uma centena de incidentes (nos Estados Unidos) relacionados à interferência com o 5G nos equipamentos eletrônicos dos aviões”.

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Engenheiro Eletrônico, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, VP da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.


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