Este meu primeiro artigo de 2023 é mais uma reflexão sobre as forças capazes de desafiar os negócios e as lideranças, diante das incertezas e das mudanças ágeis e imprevisíveis, que transformam o mercado e que continuarão por todo o ano que se inicia.
No cenário econômico global, de concorrência disruptiva e veloz, ganha vantagem quem tem agilidade, foco e entusiasmo, munindo-se de coragem para seguir em frente, apesar do desconhecido.
A capacidade de construir o futuro depende de uma liderança que cria mudanças, exercita a sua competência de comunicação, amplia relacionamentos, tem motivação, visão estratégica e entrega resultados positivos. Uma liderança que se preocupa em preparar a empresa para as mudanças inesperadas é aquela que desenvolve o hábito de detectar as fontes de incertezas e suas possíveis implicações, conduzindo a organização, em tempo hábil, para outro lugar no cenário de instabilidade.
Nem toda mudança envolverá questões complexas, mas é importante que os líderes tenham agilidade para tomar as decisões necessárias e enxergar novas oportunidades para o seu negócio. Portanto, leia mais livros e publicações que têm conteúdo inusitado e que surpreendem.
Imagine o quanto é difícil para os pequenos negócios, sobreviverem diante de modelos de negócios disruptivos. Trago o exemplo do serviço de táxi que permaneceu vivo, mesmo pressionado pelo mercado, que ameaça diretamente o negócio estrutural de taxistas, diante de um número cada vez maior de consumidores e fornecedores que se relacionam de forma colaborativa, em uma plataforma digital. Outro exemplo bem comum, são os pequenos negócios de hospedagem, com a tradicional cultura de esperar o cliente, mas aprendeu a utilizar as estratégias e ferramentas digitais, que podem reduzir os efeitos de plataformas digitais, nesse segmento de negócio.
É importante lembrar as mudanças que vêm ocorrendo, no setor varejista e no turismo, criando relacionamentos de proximidade entre as empresas e os clientes. Por isso os líderes de negócios, em 2023, devem priorizar a competência de transformar informações em dados, para prever as preferências dos consumidores em tempo real e adequar as estratégias de ofertas, de acordo com a demanda, na tomada de decisões mais rápidas.
Independente do tempo de existência da sua empresa, prepare-se para a fazer mudanças significativas. É possível a substituição de alguns gerentes por especialistas criativos, que irão contribuir para reduzir custos de gestão e estimular o trabalho em equipe, entre departamentos ou entre regiões.
Escolha 2023 como o ano de colocar à prova a criatividade na sua empresa. Estimular a sua equipe a explorar novas fontes de receitas, redefinir metas, antecipar-se às forças que estão influenciando o mercado. É prioridade encarar as incertezas de frente, porque assim você tem a possibilidade de criar algo inovador.
No cenário global, a percepção é uma habilidade fundamental em qualquer liderança, porque contribui para desenvolver a sua capacidade de enxergar por diferentes ângulos, antecipar-se às mudanças e às tendências.
Cabe aos líderes aperfeiçoar a sua equipe para perceber novas tendências, identificar o que é importante, gerar novas ideias e redefinirem o caminho a seguir, ou seja, descobrir o que está faltando na experiência de consumo.
O planejamento anual é importante, mas as mudanças não esperam. Por isso é fundamental que nas reuniões semanais se analisem os cenários, se identifiquem catalisadores que podem acelerar ou aprimorar as mudanças. Também é muito importante aprender com as observações das pessoas, sobre as mudanças da sociedade e os novos comportamentos de consumo.
Continuar fazendo o que sempre fez, não o levará para onde você imagina que pode estar. Direcione a sua empresa para um contexto mais amplo, de modo que a sua equipe possa identificar e analisar as oportunidades de crescimento e os riscos, sobre o futuro do seu negócio, avaliar constantemente, quem são os atuais protagonistas do mercado.
Estimular o pensamento criativo e a capacidade de autorreflexão é um excelente exercício para treinar a mente a se libertar do pensamento linear e desenvolver o mindset exponencial.
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"Regina Amorim é formada em Economia pela UFPB, Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB - Universidade de Brasília e Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência - Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE. Atualmente é Gestora de Turismo e Economia Criativa do SEBRAE/PB".