Nova coluna de Alexandre Moura no Hora Agora: "A ABDI, o SENAI e a Economia em 2030"


Por Alexandre MOURA (*)

A ABDI, o SENAI e a Economia em 2030

A ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial em parceria com o SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, apresentou, recentemente, o “Projeto Rota Estratégica Nova Economia 2030”. O objetivo, segundo dirigentes da ABDI, é “buscar orientar os diferentes setores da economia e da sociedade brasileira, diante de um cenário de constantes transformações tecnológicas, mercadológicas, sociais e ambientais, sinalizando os caminhos possíveis, para implementar uma nova economia no país até 2030, com base na Economia Digital e Economia Verde”. O documento da ABDI/SENAI foi elaborado “envolvendo especialistas de diferentes áreas temáticas e estados do país, reunidos em três painéis realizados nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Sul (englobando o Centro-Oeste, Sul e Sudeste), unindo os conceitos de Economia Digital e Verde”.

A ABDI, o SENAI e a Economia em 2030 (II)

Foram escolhidas/priorizadas oito dimensões temáticas: (I) Agro 4.0; (II) Ambiental Social e Governança (Agenda ASG); (III) Bioeconomia/Biotecnologia; (IV) Cidades Inteligentes e Sustentáveis; (V) Economia Circular; (VI) Ecossistema e Tecnologias Digitais; (VII) Energias Renováveis; e (VIII) Indústria 4.0. Focando em 342 ações estratégicas de curto, médio e longo prazo e também, em 27 tendências de futuro, que já influenciam ou podem influenciar, a “Nova Economia”. Foi proposto/apresentado ainda, um roadmap (“ferramenta visual que funciona como um mapa, para servir de guia ao longo de um projeto”), “norteado pelos elementos visão de futuro, dimensões, ações estratégicas, tendências e fatores críticos.” Iniciativa bem interessante e importante. Mais informações podem ser obtidas no endereço: www.abdi.com.br

A Bulgária e as Criptomoedas

A República da Bulgária (localizada na região dos Bálcãs, leste da Europa, e membro da União Europeia) é o mais recente país a abrir uma “investigação sobre suposta atividade ilegal”, relacionada ao mercado, cada dia mais conturbado em nível mundial, de criptomoedas. Promotores locais, em conjunto com o “Serviço Nacional de Investigação da Bulgária”, estão investigando as atividades da empresa “Nexo”, plataforma de empréstimos online (tendo criptomoedas como garantia) e corretagem de criptoativos, sediada na cidade de Zug, na Suíça. Segundo os Promotores búlgaros, “essa é uma investigação sem precedentes, que começou há vários meses em coordenação com autoridades dos Estados Unidos, da Suíça, das Ilhas Cayman e do Reino Unido”. Estão sendo analisadas “transações criptográficas no valor de US$ 94 bilhões, feitas por meio da Plataforma Nexo nos últimos cinco anos”.

A Bulgária e as Criptomoedas (II)

As acusações principais são de “lavagem de dinheiro” e fraude fiscal. Até agora, “mais de 20 pessoas foram interrogadas (com duas detidas) e uma auditoria financeira internacional na contabilidade da empresa Nexo será realizada, com os Promotores dizendo que a investigação, provavelmente, levará meses para ser concluída”. Um dos detidos tinha “propriedades de luxo localizadas em Dubai e nas Bahamas, além de estar de posse de 35 obras de arte, de alto valor, incluindo quadros dos renomados pintores Salvador Dali e Pablo Picasso.” A empresa Suíça nega, veementemente, qualquer irregularidade em relação aos seus negócios e diz ser alvo “de uma campanha politicamente motivada”. Desde 2021, legisladores de todo o mundo, pedem a regulamentação do mercado de criptomoedas e afins, campanha intensificada após o colapso da grande corretora de criptomoedas FTX, no ano passado. Parece que a pressão, ao longo de 2023, será ainda maior para que a regulamentação, em nível global, aconteça. (Com informações da Agência Reuters e do Governo da Bulgária).

________________________________________________________________________

Engenheiro Eletrônico, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Diretor da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.


Postagem Anterior Próxima Postagem