Programa “Figital” de Incubação
No próximo dia 1º de março, será lançado na Agência do SEBRAE, em Campina Grande, Paraíba, o “Programa "Figital" de Incubação e Aceleração de Negócios Inovadores do SEBRAE/PB”, com a presença do Prof Dr. Silvio Meira. Já no dia do lançamento, terá inicio a habilitação (pela empresa TDS Company) das equipes no processo de construção colaborativa. A capacitação acontecerá em dois Ciclos. No primeiro, será trabalhada a estratégia mínima viável para a adaptação do “Plano atual de Incubação”, para o ambiente remoto e assíncrono, baseado na “Plataforma Strateegia”. No segundo Ciclo, o grupo de trabalho será habilitado para, com o apoio da TDS, executar o novo Plano de Incubação.
Programa “Figital” de Incubação (II)
O Programa terá a duração de seis meses e o primeiro Ciclo acontecerá no período de 1º de março a 20 de abril. No lançamento, será apresentado o modelo e a metodologia, para realização dos trabalhos. Vale salientar que, essa metodologia vem sendo utilizada em várias localidades/ecossistemas com bastante sucesso, a exemplo da cidade de “Fundão”, em Portugal. Este é um projeto de grande significado para fomentar o nascimento de novas Startups e fortalecer as existentes, na cidade de Campina Grande, reconhecida nacional e internacionalmente, como “Polo Educacional Tecnológico” e certamente, vai consolidar ainda mais o Ecossistema local de tecnologia. Excelente iniciativa!
ALADI
Ainda no mês de março, na semana do dia 6, acontecerá na cidade de Montevidéu, Uruguai, o evento “Latinas Export Business Connection Week (LEBCW)”. O evento é organizado pela ALADI - Associação Latino-Americana de Integração, entidade formada em 1980, por treze países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) e considerado o “maior grupo de integração da América Latina”. O objetivo da ALADI é promover ações que propiciem “a formação de um mercado latino-americano comum, com tratamento diferenciado com base no nível de desenvolvimento dos países membros e com multiplicidade/flexibilidade nas formas de contratação de instrumentos comerciais entre as empresas”. A LEBCW (que conta com o apoio da OMC – Organização Mundial do Comércio) é voltada para internacionalização de MPEs (Micro e Pequenas Empresas) lideradas por empresárias, utilizando-se para isso, “ferramental digital”, propiciado pela TI (Tecnologia da Informação) e desta forma, aumentar significativamente a participação das “MPEs femininas” no comércio regional.
“IA” em Aviões
A Revista “AERO Magazine”, especializada em aviação, publicou matéria em seu portal na Internet, sobre o uso de IA (Inteligência Artificial) para “controlar aviões”. A informação é que a USAF (Força Aérea dos Estados Unidos) modificou um avião de caça supersônico, do modelo F-16, para servir de “plataforma de experimentos com IA para controle do voo”. O primeiro teste sendo realizado no mês de dezembro do ano passado. O projeto, denominado de ACE (Air Combat Evolution, em português: Evolução do Combate Aéreo) desenvolveu o software VISTA (Variable In-flight Simulator Test Aircraft), para que avião realize voos totalmente controlados pelo sistema que utiliza os “algoritmos de IA”, contidos no VISTA. Nos testes, o avião tinha a presença de um “piloto humano” para assumir o controle da aeronave, caso necessário. Mas já podemos vislumbrar num futuro não muito distante, aviões sem piloto (de forma semelhante aos atuais drones) conduzindo passageiros e carga como já acontece atualmente, com caminhões, trens e navios.
________________________________________________________________________
Engenheiro Eletrônico, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Diretor da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.