O vereador Alexandre do Sindicato acionou o Ministério Público do Trabalho, através de notícia de fato, para apresentar denúncia em relação à situação dos operários da empresa Coteminas, com pedido de apuração do quadro e o encaminhamento das providências que os procuradores compreenderem cabíveis.
“Já remonta há alguns meses o início da circulação de informações apontando a existência de uma crise grave que afeta a empresa Coteminas em Campina Grande, indústria que recebe incentivos fiscais do Município e do Estado e que é responsável pela geração de centenas de empregos somente na cidade Rainha da Borborema, assim como na capital paraibana e em outros estados”, frisa Alexandre no documento.
“Ocorre que, nas semanas recentes, essas informações se tornaram mais amplas, mais detalhadas e carregadas de elementos de maior gravidade, apontando, por exemplo, que trabalhadores estariam sendo colocados fora da rotina de trabalho, em casa, e alguns destes estariam, inclusive, tendo direitos trabalhistas aviltados”, complementa.
Diante da notícia de fato, o MPT já determinou a distribuição interna da denúncia para que o caso seja apurado. “Observa-se evidente existência de lesão coletiva e ameaça de maior agravamento do cenário caso estes cidadãos, parte hipossuficiente na relação trabalhista, não possam encontrar no insigne Ministério Público do Trabalho o socorro urgente do qual tanto necessitam”, afirmou Alexandre.