O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campina Grande (Sitrans) lançou um alerta sobre a importância e a necessidade do recadastramento para direito à meia passagem através do Vale Bus Card estudantil. O procedimento, que é realizado anualmente, mas ficou suspenso durante a pandemia, foi retomado há cerca de três semanas.
Andreia Paula, gerente de vendas do Sitrans, lembrou que a exigência ocorre em cumprimento à legislação que determina a fiscalização do acesso ao benefício apenas para estudantes regularmente matriculados. “O serviço de transporte coletivo de Campina Grande também é fiscalizado pelo Procon e outros órgãos e, por isso, é indispensável o recadastramento anual”, frisou.
Para o procedimento, é preciso seguir algumas etapas. Primeiro, o aluno deve acessar o hotsite estudantes.valebuscard.com.br e fazer um pré-cadastro. Na página, é gerado um código e, de posse deste número, o estudante se dirige até o Terminal de Integração do Açude Novo portando seu RDM atualizado ou declaração de matrícula da escola, além de um documento de identificação oficial com foto.
Quem já tem o Vale Bus Card estudantil deve levá-lo para que seja atualizado. Para quem ainda não tem, a primeira via do cartão é emitida gratuitamente. Tendo em vista que a carteira de estudante é item obrigatório para garantia da meia-passagem, o documento também deve ser apresentado no guichê do terminal para retirada ou atualização do Vale Bus.
“A documentação a ser apresentada depende do vínculo do estudante, ou seja, se está cursando o fundamental ou médio, ensino superior, pós-graduação, fase de estágio, TCC, curso pré-vestibular, e por isso é importante conferir a lista de documentos no hotsite do pré-cadastro”, ressaltou Andreia Paula.