Por Alexandre MOURA (*)
“Ideias 2023”
Estão abertas as inscrições para a “Chamada de Ideias BraFIP 2023”. A chamada é um convite público internacional, realizado anualmente pela BraFIP (Plataforma Tecnológica Brasileira), para submissão de Ideias e Projetos para PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) em Colaboração, envolvendo diversas empresas, Universidades, startups e Centros de Pesquisa, do Brasil e do exterior. Desde 2021, a “Chamada de Ideias” conta com o apoio da ALETI (La Federación de Entidades de Tecnología de la Información de América Latina y el Caribe, España y Portugal - Federação Ibero-Americana de Entidades Empresariais de Tecnologia da Informação) e do CDTI – Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial (Governo da Espanha). A participação na “Chamada de Ideias” é aberta a quaisquer empresas, Startups, núcleos de pesquisa e inovação em ambiente acadêmico ou de instituições científicas, desde que interessadas em trabalhar em prol de meios que permitam acelerar a inovação tecnológica, via PD&I colaborativa, independentemente de pertencerem às entidades que constituem a BraFip, assim como para empresas que desejam lançar desafios para solucionar problemas de seu interesse.
“Ideias 2023” (II)
As 15 melhores ideias classificadas (selecionadas por um “Júri Multinacional”) na “Chamada” vão participar do INCODAY (International Cooperation Day) - evento internacional organizado anualmente pela BraFip, em diferentes localidades - que este ano será realizado no dia 20 de outubro, na Cidade do Panamá, América Central. A edição 2023 (tanto da “Chamada” quanto do “INCODAY”) está recebendo também, o apoio da Escala Latam (www.escalalatam.com), plataforma tecnológica que promove inovação e crescimento escalável na América Latina, que tem sede no Panamá. O prazo para participação na Chamada de Ideias BraFip encerra no dia 28 de julho, próximo. Mais informações e procedimentos para inscrição (que é gratuita) no portal da BraFip (www.brafip.org.br) ou no Link: https://linktr.ee/brafip. Os formulários (que são bem simples) para as inscrições estão disponíveis em português, espanhol e inglês. É uma excelente oportunidade para dar visibilidade nacional e internacional, a sua ideia!
Mais “aperto” no Mercado de Criptomoedas
O governo dos Estados Unidos, através da “Comissão de Negociação de Commodities”, juntamente com “órgãos reguladores” da União Europeia, Grã-Bretanha e Índia, “estão trabalhando para tentar regular o mercado das criptomoedas, antes mesmo que as normas globais sejam acordadas e introduzidas (o que deve ainda demorar muito)”. Um dos pontos que preocupam os governos é a questão do “anonimato das transações” que permite que criptoativos financiem atividades ilegais e dessa forma tem se transformado num sério risco a segurança interna dos países. Para o órgão regulador americano o “anonimato” tem que acabar e o mais breve possível. Especialistas nesse mercado vêm alertando já faz tempo, que “as criptomoedas estão sendo usadas para financiar crimes cibernéticos com vítimas em praticamente todos os países, incluindo indivíduos, empresas e entidades governamentais”. Vale destacar que essas ações criminosas, só crescem a cada ano, com as fraudes se tornando “uma marca registrada dos mercados de ativos digitais”.
Mais “aperto” no Mercado de Criptomoedas (II)
Uma das medidas em estudo é a proibição do uso pelas “empresas criptográficas”, de ferramentas de software que tornam os usuários anônimos de maneira eficaz, reunindo e embaralhando criptomoedas de milhares de endereços diferentes. Medidas como essa visam evitar a lavagem de dinheiro e o financiamento de crimes. Em outra frente o “G20” (Grupo formado pelos 20 países com maiores economias) e através do seu FSB (Financial Stability Board - Conselho de Estabilidade Financeira), deve divulgar em breve, a “versão final do documento com as recomendações do G20 para regular os criptoativos”. Ou seja, os governos continuam “apertando” (ou pelo menos tentando) os controles sobre o “mercado de criptoativos”. Certamente, nos próximos meses, vamos continuar tendo mais novidades sobre o tema. (Com informações da Agencia Reuters).
_________________________________________________________
Engenheiro Eletrônico, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Diretor da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.