Antes de aumento por ICMS, distribuidoras já reajustaram combustível em 20 centavos na PB, diz setor


O portal Hora Agora revelou ontem que o preço do litro da gasolina na Paraíba deverá subir cerca de 27 centavos a partir do dia 1º de junho por conta de uma novidade na alíquota de incidência do ICMS dos combustíveis, que passará a ser unificado em todo o Brasil por uma decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Todavia, de acordo com informações do setor de revenda em Campina Grande, mesmo antes do aumento que virá por conta da mudança no ICMS, as distribuidoras já teriam reajustado o preço do litro da gasolina em cerca de 20 centavos. E isso, supostamente, sem qualquer justificativa.

Além disso, as distribuidoras estariam alegando escassez de estoque, ou seja, falta de combustível. “Pode ser uma estratégia para, na verdade, segurar o combustível comprado com a atual alíquota do ICMS para vender aos postos na semana que vem já com a nova alíquota, ou seja, 27 centavos a mais”, disse uma pessoa ligada ao segmento de revenda.

O Hora Agora conversou com revendedores de Campina Grande e João Pessoa que ratificaram a informação de que as distribuidoras estariam alegando ausência de estoque.  

Se confirmados os fatos, o consumidor paraibano poderá enfrentar uma alta total de cerca de 47 centavos no litro da gasolina comum a partir da próxima semana, levando em conta a soma do aumento que já teria sido aplicado pelas distribuidoras e a elevação por conta do ICMS.

Na semana passada, o Procon de João Pessoa autuou seis distribuidoras de combustíveis por não repassarem para os postos a redução de preços anunciada pelo Governo Federal para a gasolina e o diesel S10 no dia 17 de maio. A multa para essas empresas pode chegar a R$ 1 milhão.

Postagem Anterior Próxima Postagem