Questionado pela imprensa nesta sexta-feira, 12, sobre o andamento da anunciada reforma administrativa, o prefeito Bruno Cunha Lima adiantou algumas mudanças que pretende fazer e que representação, nas suas próprias palavras, uma reestruturação nas secretarias do Município.
O Gabinete do Prefeito, que hoje tem à frente Gilbran Asfora e é uma pasta que acumula atribuições diversas e em grande quantidade, deverá ficar mais leve, sem “tanta coisa diferente dentre de um mesmo ambiente, coisa que não tem nada a ver com a outra”, conforme ressaltou Bruno.
De acordo com ele, a partir dessa divisão e “sem criar nada muito novo”, alguns ajustes deverão ser implementados nos próximos dias. O chefe do poder executivo relatou que o projeto de lei com a alteração da estrutura administrativa já está pronto para ser enviado à Câmara de Vereadores.
SECRETARIAS
Dentre as novas pastas que serão criadas a partir de desmembramentos, Bruno Cunha Lima citou a Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública, que vai reunir Defesa Civil, Guarda Civil e “a parte de organização da cidade junto”.
Já a Coordenadoria da Mulher e a Coordenadoria de Articulação Política, que também fazem parte da Chefia de Gabinete, serão elevadas à condição de secretarias executivas. Como já havia sido anunciado por Bruno, será criada a secretaria executiva de Bem-Estar Animal e a secretaria executiva de Direitos das Pessoas com Deficiência.
Também será criada a Secretaria de Governo e de Modernização, que “vai ficar com a parte mais institucional”, reunindo as competências de orçamento participativo, gestão de distritos, administração regional e coordenação de planejamento.
Conforme Bruno, a reformulação estrutural estará “colocando os pingos nos is” e, a partir da aprovação das mudanças pela Câmara Municipal, serão anunciados os nomes dos escolhidos para os cargos.