Economia criativa - Leia o novo artigo de Regina Amorim no portal Hora Agora


A chave para ser bem-sucedido como empreendedor nos tempos atuais é unir negócios, arte, lucro e experiências. Ser movido por desafios, paixão e um bom raciocínio estratégico, faz toda a diferença da habilidade gerencial. É possível reduzir ineficiências, pesquisar e desenvolver cada vez mais, produtos e serviços melhores.

Entretanto, para ter êxito tem que dar atenção aos interesses e habilidades que faz cada um de nós ser diferente. “Fazer a mesma coisa da mesma maneira que os outros é um dos caminhos para a mediocridade financeira”.

Quero dedicar um pouco de tempo para refletir como pessoas comuns podem ter êxito nesse cenário econômico, que muda rapidamente. É possível que você também conheça várias pessoas que são pensadores de negócios diferentes e inspiradores. 

Essas pessoas empreendedoras formam uma minoria criativa e privilegiada, pois podem construir novos negócios com ousadia, paixão, resiliência e propósito. Melhor ainda é saber que o empreendedorismo pode ser ensinado a qualquer pessoa que queira aprender e dedicar algum tempo e esforço para isso. 

Quantas pessoas continuam em empregos que não gostam, não se realizam, trabalhando por salários insuficientes, simplesmente porque não acreditam no seu protagonismo, na sua capacidade de seguir seus sonhos e assumir o controle de sua vida econômica e profissional?

É verdade que seres humanos diferentes têm desejos e sonhos diferentes. Alguns valorizam a capacidade de trabalhar com pessoas inspiradoras. Outros querem a liberdade criativa de seguir suas intuições e outros querem ganhar tanto dinheiro quanto possível.

Seja qual for o seu sonho, alguns passos são comuns para os negócios bem-sucedidos. Um deles é entender como criar valor para produtos e serviços. Ter uma estratégia definida, objetiva e fundamentada em perguntas básicas: o que você está vendendo? Quais pessoas querem consumir isso? Por que elas querem consumir? São as respostas para essas perguntas que geram opções para maximizar seu negócio no mercado.

Para desenvolver uma mentalidade empreendedora olhe para dentro de si mesmo, como empreendedor, avalie as suas habilidades, interesses, fraquezas e oportunidades. Conhecer a si mesmo é fundamental quando se trata de descobrir que caminhos tomar para prosseguir, para ser feliz e bem-sucedido. 

Os clientes de qualquer negócio também são diferentes, não têm os mesmos gostos nem as mesmas prioridades. Por isso é tão importante identificar quem compra o seu produto ou serviço, para manter esse negócio sustentável. 

Toda empresa tem várias opções para ampliar mercado. Importante criar valor que não possa ser facilmente copiado. Concentre a sua atenção em ouvir clientes, formadores de opinião e lembre- se que, coisas difíceis de fazer, valerá a pena. Ter produtos diferenciados e que geram experiências se baseia na capacidade de ouvir e perceber a necessidade dos consumidores.

Com a internet é mais fácil encontrar clientes adequados ao seu negócio, porém não deixe a tecnologia assumir as relações pessoais com seus clientes. A transformação de quase todos os negócios por causa da globalização e da automação é dolorosa e preocupante, mas também traz novas oportunidades. Como pequena empresa nunca esteja num negócio de commodity, em que o produto não tem diferencial e pode ser facilmente copiado por outros. 

Os negócios criativos, diferentes, inovadores, tem seu valor único e nunca vendem commodities. Quando você deixa de perguntar e pesquisar como pode diferenciar seus produtos ou serviços, você pode estar abandonando o diferencial do seu negócio.

A simplicidade de um pequeno negócio pode ser um modelo inspirador de como se pode ser bem-sucedido com um pouco de conhecimento, curiosidade e criatividade, além da capacidade de ouvir o que as pessoas querem. Cito o exemplo do shopping rural doces Tambaba, no assentamento, que hoje compreende oito pequenos negócios, de uma família, que se completam para melhor atender aos clientes e turistas do litoral sul paraibano, com a sua experiência singular e inusitada. Assim como Nevinha e Luiza, a melhor estratégia é ser você. É ser diferente dos outros negócios comuns. É vender a sua história verdadeira que emociona e transforma vidas.

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"Regina Amorim é formada em Economia pela UFPB, Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB - Universidade de Brasília e Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência - Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE. Atualmente é Gestora de Turismo e Economia Criativa do SEBRAE/PB".

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