"Falar da Expo Turismo Paraíba é falar da gestão da inovação" - Por Regina Amorim


Falar da Expo Turismo Paraíba é falar da gestão da inovação, uma nova abordagem de promover e integrar as empresas em um só ambiente de negócios, discutir as mudanças no mercado turístico, nas tecnologias e nas micro e pequenas empresas do setor. 

Nessa terceira edição da Feira de Turismo paraibana, o esforço foi concentrado na diferenciação e na diversidade cultural das regiões turísticas, com base na inovação, singularidade, criatividade e identidade, gerando experiências inusitadas que agradaram ao público visitante.

A inovação não é só abrir novos mercados, mas também ressignificar com novas formas de servir aos mercados já estabelecidos. Novos produtos turísticos ajudam a conquistar e a manter fatias de mercado, além de aumentar a lucratividade nesses mercados.

Há muito espaço para a inovação e o empreendedorismo nas empresas do turismo. O Seminário de Boas Práticas do Turismo, da Expo Turismo Paraíba, por exemplo, promoveu os melhores temas sobre qualidade e eficácia dos serviços turísticos por meio da inovação. 

Na discussão tivemos o caso do município de Ingá-PB, com o algodão colorido, a palestra do Thiago Akira sobre como construir uma estratégia de posicionamento digital de uma marca no Turismo. A experiência da Pousada Rural Matuto Sonhador em Cabaceiras – PB, agregando valor com a palestra da Marta Poggi sobre inovação e tendências do turismo criativo.

ATURA, Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia, trouxe a reflexão sobre a governança transformadora de um destino turístico e o Bruno Wendling, Diretor-Presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, trouxe o conhecimento sobre a gestão responsável de destinos turísticos. 

Não poderia faltar nesse Seminário a palestra da liderança inspiradora, Luciana Balbino, falando sobre a singularidade e a criatividade no turismo, gerando as melhores experiências na comunidade rural de Chã de Jardim, em Areia – PB.

E para finalizar, a palestra do empresário Ricardo Câmara sobre os Caminhos das Ararunas – 1ª Trilha de Longo Curso do Nordeste, cadastrada na Rede Brasileira de Trilhas.

Com o Seminário de Boas Práticas do Turismo percebemos que a inovação é importante não apenas no empreendimento individual, mas também como fonte de desenvolvimento econômico regional. A inovação é a característica mais importante do século 21, associada ao sucesso dos negócios. Empresas que ganham participação no mercado são aquelas que mais inovam.

SEBRAE e governo de Estado têm proporcionado o ambiente catalizador, de incentivo e promoção da inovação, dos pequenos negócios, dos 100 destinos turísticos paraibanos, que se prepararam para participar do evento. Sabemos o quanto é fundamental que o empreendedorismo flua em um ambiente de vanguarda, paixão, energia, entusiasmo, insight e muita colaboração, o que permite que boas ideias se tornem realidade.

O desenvolvimento de novos produtos, rotas, roteiros e destinos turísticos é uma capacidade essencial para os territórios, pois o ambiente dos negócios está em constante mudança. Ser capaz de fazer algo que ninguém ainda fez ou fazer de uma maneira melhor que outros é uma vantagem significativa e competitiva.  A formatação da Rota Cultural Caminhos da Tradição é pura inovação, que vem somar com a oferta turística de João Pessoa, cidade criativa da UNESCO. 

Expandir mercado passa a ser desafio significativo, em termos de conhecer e compreender as necessidades e restrições do consumidor final. A novidade está no olho de quem a vê e esse nível de novidade percebido é o que importa para os mercados. A gestão da inovação consiste na nossa capacidade de transformar as incertezas em conhecimento.

A participação em feiras de negócios, a exemplo da Expo Turismo Paraíba é uma fonte de estímulos para a inovação e a imaginação. Um ambiente propício para prever e imaginar futuros alternativos e elaborar estratégias com relação a novas possibilidades para a inovação.

As oportunidades para a inovação foram abundantes na Feira. Por isso é tão importante buscar cenários que estimulem a inovação e a criação de produtos e serviços novos ou aperfeiçoados. É um dos caminhos para se criar e manter vantagem competitiva, para as empresas que inovam.

Postagem Anterior Próxima Postagem