Justiça reconduz presidente da Câmara de Vereadores de Areial ao cargo


O vereador de Areial José Ronaldo de Souza vai voltar a presidir a Câmara de Vereadores daquele município após decisão da juíza Paula Frassinetti Nóbrega de Miranda Dantas, que o reconduziu a presidência após afastamento realizado sem determinação judicial.

Ronaldo tinha sido afastado por decisão da maioria dos vereadores que formam o legislativo daquele município e são ligados ao prefeito Adelson Banjamim – o presidente é o único nome da atual legislatura que faz oposição ao chefe do executivo. 

Após o afastamento do presidente, os oito vereadores deram posse a Marcos Antônio Jorge da Silva, Maria do Socorro Simão, Ivanilde Costa e Valmir dos Santos, que assumiram a direção da nova mesa diretora. A decisão da juíza anulou os atos de posse e determinou a volta do vereador Ronaldo de Souza à presidência da Casa.

Entenda o caso

Três vereadores de oposição (MDB), sendo eles Josinaldo Miguel, Edvaldo de Lima e Diego, foram cassados pela Justiça Eleitoral, provocando recontagem dos votos para a disputa proporcional. 

A perda dos mandatos se deu em consequência de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) relativa às eleições de 2020, envolvendo as chamadas candidaturas laranjas por fraude em cota de gênero. 

Com isso, tomaram posse os vereadores Lielton Bezerra (Gago), Ivanilde Costa e Valmir Liberato; além do primeiro e segundo suplentes do Cidadania, Socorro Simão e Vagner Henrique; e primeiro e segundo suplentes do PSB, Maria do Socorro e Francisdalva Souza.

Uma nova eleição foi formulada para escolha dos novos membros da mesa diretora, anulando uma última eleição. A mesa segue sem os demais membros até decisão judicial.

Com informações do Página1PB

Postagem Anterior Próxima Postagem