Por Alexandre MOURA (*)
“Dia D”
A 11ª Edição do “Dia D”, tradicional evento da Fazenda Carnaúba, acontecerá de forma virtual no mês que vem (julho), no período de 20 a 23. O Dia D tem o apoio do SEBRAE desde a primeira edição e acontece na cidade de Taperoá, Paraíba, tendo como objetivo: “dar visibilidade para as tradições culturais e estimular o intercâmbio de conhecimento, tecnologia e experiências inovadoras sobre a agropecuária no semiárido nordestino”. A Fazenda Carnaúba vem desenvolvendo tecnologia/inovação aplicada ao semiárido faz décadas, sendo referência na Região Nordeste e com sucesso reconhecido no Brasil e exterior, a exemplo da produção de queijos de alta qualidade. O queijo “Serra do Pico” produzido pelo “Laticínio Grupiara da Fazenda Carnaúba”, ganhou a medalha de bronze no “Concurso Mundial de Queijos - Mondial du Fromage”, realizado na cidade de Tours, França. Mais informações sobre o “Dia D” no portal www.fazendacarnauba.com.
“Programa SandBox”
Todo executivo, de qualquer empresa de Base Tecnológica, deseja ter um “ambiente controlado” (laboratório para testes) o mais próximo possível, da realidade onde seu produto/serviço será utilizado. Um SandBox é exatamente este ambiente de teste privilegiado, utilizado por técnicos para testar/validar novos produtos (softwares, hardwares, aplicativos para smartphones, plataformas tecnológicas, etc) com segurança e de forma controlada. No SandBox é replicada fielmente, a realidade onde a solução será utilizada. No caso de soluções para uso em uma cidade, esse tipo de ambiente é ainda mais importante e valorizado. Este é exatamente o caso da legislação que a cidade de Campina Grande, Paraíba, tem desde 2021. Campina Grande possui um reconhecido (tanto no Brasil, quanto no exterior) “Polo Educacional Tecnológico”, tendo um “Ecossistema de Inovação” bastante ativo. Esse “ambiente” torna a Cidade (de porte médio, população de cerca de 400 mil habitantes e uma área de influencia econômica e social, que abrange diversos outros municípios, onde vivem um total de mais de um milhão de pessoas) um excelente “laboratório” para testes de produtos e soluções inovadoras, em um mundo cada vez mais dependente de tecnologia.
“Programa SandBox” (II)
Através do Decreto Municipal Nº 4.592/2021, foi criado o “Programa Sandbox Regulatório de Campina Grande”, definindo as regras para instauração de “zonas de desenvolvimento com inovação científica, tecnológica e empreendedora, no âmbito da administração pública do município de Campina Grande”. O Decreto regulamenta “um conjunto de condições especiais para que as empresas participantes possam receber autorização temporária, dos órgãos ou das entidades com competência de gestão setorial, para desenvolver modelos de negócios inovadores e testar técnicas e/ou tecnologias experimentais”. Desta forma, uma Startup, por exemplo, pode validar seu MVP (Minimum Viable Product - Mínimo Produto Viável) de uma solução voltada para gestão de transporte público em uma cidade de porte médio, em um ambiente “real”. Para a cidade, é mais um importante instrumento, para atração de empresas e investimentos. .
Projeto “AgroPec”
A importância da disponibilidade de um local de testes para uma solução (como descrito acima) é exatamente o que vem sendo feito na “Fazenda Carnaúba” mencionada no primeiro tópico desta coluna. O “Projeto AgroPec” – solução de TI (Tecnologia da Informação) voltada para o agronegócio - sendo desenvolvido pela empresa LightBase Software Público (www.lightbase.com.br) com o apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (www.cnpq.br) se encaixa perfeitamente nesse modelo. O AgroPec é uma solução que envolve P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de forma colaborativa, entre a LightBase e a Fazenda Carnaúba, visando um sistema/aplicação orientado para a Gestão Agropecuária a ser disponibilizada como SaaS (Software as a Service). A aplicação que utiliza a “Tecnologia Lightbase” (Banco de Dados Textual, Multimídia, Multidimensional, Orientado a Objetos) tem como principal objetivo a criação de uma “base de conhecimento”, alimentada pelos usuários e que incorpora funcionalidades de Machine Learning (Aprendizado de Máquina – “Aplicação de Inteligência Artificial que fornece ao computador a capacidade de aprender e melhorar automaticamente com a experiência anterior”), para prover insights de um Big-Data/Analitics (“Tecnologia” utilizada para “tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados muito grandes”) com referência a criação de caprinos, ovinos e bovinos, incluindo dentre outros itens, a saúde animal, manejo e genética. O AgroPec “aproveita” o ambiente, conhecimento, métodos e registros de décadas, existentes/utilizados na Fazenda Carnaúba e inova na forma como esse vasto conhecimento, pode e deve, ser usado para gerar negócios e informação de qualidade.
_______________________________
Engenheiro Eletrônico, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Diretor da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.