Uma pesquisa contratada pelo Secovi Paraíba e executada pela Brain Consultoria apresentou um balanço do mercado imobiliário de Campina Grande no primeiro trimestre deste ano e traçou um paralelo com os anos passados. Os números mostram um recuo de 50% nos lançamentos do setor no período, quando em comparação ao primeiro trimestre do ano anterior.
Já na comparação do mesmo recorte de 2023 (ou seja, os três primeiros meses do ano), com o último trimestre do ano anterior, esse recuo foi de 25% no quesito de lançamentos, conforme os dados da pesquisa.
O levantamento também revela que, apesar da queda significativa no volume de lançamentos, houve uma alta nas vendas de imóveis em Campina Grande no paralelo entre os primeiros três meses deste ano e do ano passado em relação aos residenciais do tipo vertical, que foi de 53,9%. Nos residenciais horizontais, o trimestre inicial de 2023 teve recuo em relação ao mesmo período de 2022, da ordem de 6,5%.
A pesquisa da Brain ainda traz outros aspectos do segmento, como os tipos de imóveis mais vendidos, aqueles com maior oferta de mercado, os valores médios do metro quadrado, o desempenho dos preços em comparativo com anos anteriores e também apontamentos sobre os imóveis comerciais.
“Trata-se de um amplo levantamento, que traça um raio-x bastante preciso desse importante mercado, inclusive abarcando tanto Campina Grande quanto municípios da sua zona metropolitana”, analisou o presidente do Secovi Paraíba, Érico Feitosa. “Levando em consideração a complexidade deste segmento, atuar com base em informações técnicas claras é essencial para a melhor estratégia de mercado”, complementou.