Pessoas de todos os bairros e idades se reuniram para prestigiar um dos maiores eventos culturais do Nordeste, que acontece em Campina Grande.
Aconteceu, na noite desta quinta-feira (8), um dos maiores festivais de cultura e tradição do Nordeste, o Concurso de Quadrilhas Juninas do Agreste da Paraíba, promovido pela Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande (ASQUAJU), com apoio da Prefeitura de Campina Grande e da Arte Produções, responsável pela organização do Maior São João do Mundo. Quem abrigou o espetáculo de brilho, cores, coreografia e dedicação foi o Parque do Povo, o Quartel General do Forró e o berço do Maior São João do Mundo.
As quadrilhas se apresentaram por ordem predefinidas, mas parecia que, para além das coreografias que ensaiaram meses antes da apresentação de forma individual, elas sinergicamente se combinaram em seus temas.
O público foi o mais diverso. Pessoas acompanhadas de seus familiares, pessoas que estavam ali pela primeira vez e pessoas que entendem o Concurso de Quadrilhas Juninas de Campina Grande como uma tradição.
Berla Gomes, 47 anos, moradora do bairro Acácio Figueiredo, informou que dançar quadrilha junina na família dela já é tradição. Ela dançou quadrilha quando adolescente, o que fez a filha dela gostar de dançar quadrilha também.
“São João pra mim é isso, é a Pirâmide do Parque do Povo. É quadrilha junina, eu venho pra cá só pra assistir”, disse encantada.
Já Mauro Araújo, 60 anos, morador do bairro São José, informou que tem quarenta anos de São João. Ele disse que quando o Parque do Povo foi aberto, ele dançava nos 'Tropeiros da Borborema'. Quando questionado se quarenta anos depois do início da festividade ele ainda se sentia acolhido na Pirâmide do Parque do Povo, ele informou que sim e que a festa é maravilhosa.
“Eu tenho 40 anos de São João e prestigiei todos os São Joões”, acrescentou.
Foi um público que reforça o potencial do Parque do Povo. Reafirma a carga cultural do espaço e dialoga diretamente com o perfil tradicional que o Maior São João do Mundo tem.
Então, o cerimonialista anunciou a entrada da primeira quadrilha no ‘Arraiá’ e o biombo se abriu para um dos espetáculos mais aguardados do evento, que foi prestigiado pelo prefeito Bruno Cunha, pela primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima e pelas secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico, Giseli Sampaio e Laryssa Almeida, respectivamente.