Vereador propõe homenagem a auxiliares de Ronaldo em 1983 por criação do “Maior São João do Mundo”


No mês que marca os 40 anos do Maior São João do Mundo, uma iniciativa do vereador Alexandre do Sindicato (UB) propõe homenagear, com medalhas de Honra ao Mérito Municipal especiais, dois nomes que atuaram de maneira destacada na formatação do modelo da festa idealizado pelo então prefeito Ronaldo Cunha Lima em 1983.  

Trata-se de Margarida Motta Rocha, à época secretária de Educação do Município, e Eraldo César, então diretor do Departamento de Cultura e Recreação, ambos decisivos para o desenvolvimento do projeto e da marca, que já ao longo da gestão de Ronaldo cresceria de maneira expressiva e passaria a integrar o calendário de eventos nacional.

Conforme os registros históricos, Margarida e Eraldo, atendendo às determinações do prefeito, deram forma aos primeiros encaminhamentos e, inclusive, ao próprio conceito e à dimensão da festa. Ronaldo, inclusive, chegou a relatar em entrevista que foi de Eraldo César a ideia de fazer o São João durante trinta dias.

A propositura de Alexandre do Sindicato atendeu a uma sugestão do memorialista Emmanuel Sousa, atual secretário-executivo de Saúde do Município. “Pelo feito, merece Ronaldo Cunha Lima, figura de memória marcante na Paraíba e, destacadamente, em Campina Grande, de legado altamente saudoso e histórico, todas as homenagens e o pleno reconhecimento, bem como o mais expressivo tributo que lhe é prestado”, afirma o vereador.

“E, de igual modo, dois nomes que até hoje abrilhantam a vida de Campina Grande e foram decisivos para aquele nascimento do São João da Rainha da Borborema podem e devem ser homenageados pessoalmente. Trata-se da professora Margarida Motta Rocha e do radialista Eraldo César”, complementou, requerendo ainda celeridade na aprovação da proposta e entrega da homenagem.

Postagem Anterior Próxima Postagem