Recentemente coordenei o Workshop sobre Governança e Cooperação, para o Fortalecimento do Território Empreendedor Sustentável da Região paraibana Vale do Mamanguape.
SEBRAE/PB contratou a socióloga Tania Zapata, que tem expertise no assunto e de forma criativa e inspiradora conduziu o alinhamento de conhecimentos, para gestores públicos e empresários, participantes e representantes de doze municípios da região.
Foi uma experiência incrível e uma jornada de profunda reflexão sobre o propósito e o sentido da vida, explorando o que há de melhor no objetivo pessoal de cada ser humano, quando se pensa em dar aos outros a chance de atingir o seu máximo potencial criativo, apoiar governos e empresas, através de insights dos seus colaboradores, para atingir e desenvolver a atitude e a confiança criativa, capaz de melhorar a vida deles e os resultados desejados, em qualquer área econômica, pública, educacional e profissional.
Fortalecer a autoconfiança, na crença da sua capacidade criativa é a essência da inovação. A criatividade entra em ação quando se tem a oportunidade de criar ideias e colocá-las em prática, desde uma solução para melhor atender aos clientes, a uma maneira de inovar no marketing, nas finanças ou qualquer outro setor.
O silêncio e a inércia são flechas nocivas apontadas para você mesma, por isso o protagonismo é o melhor caminho para mudar o trajeto do seu projeto de vida. Importante lembrar que ser vulnerável é ser humano, ou melhor, é ter a coragem de ser imperfeito.
Um dos momentos mais interessantes do workshop foi o exercício dos participantes em pequenos grupos para identificar os empreendedores e líderes que produzem resultados nos seus municípios ou territórios.
Foi interessante conhecer os exemplos de lideranças empreendedoras na região do Vale do Mamanguape. A história de empreendedorismo de Elenai Maria, com o primeiro supermercado construído e administrado por uma mulher, no município de Lucena-PB. Também foi destaque a implantação do hotel-fazenda Camaratuba, em Mamanguape – PB, num período em que sequer havia desenvolvido os produtos turísticos atuais. Junto a esse empreendimento, o empresário Josivaldo Gabriel também implantou o Engenho Camaratuba, para as experiências sensoriais da produção de cachaça de alambique.
A encantadora Cristina Freire, com o primeiro restaurante rural de Itapororoca – PB e região, denominado “O Cangaço”, tematizado com a história do cangaço, xilogravuras pintadas na fachada do restaurante, espaço instagramável. Lá a empresária se veste de “Maria Bonita” para receber seus clientes e turistas, além de inspirar outros empreendedores da região.
Assim como esses empreendedores, foram apresentados, vários outros casos de sucesso do Vale do Mamanguape. Em todos os exemplos foi possível identificar a criatividade gerando diferencial dos negócios, porque para ser mais criativo, você só precisa ser mais natural, ter a coragem de colocar as suas ideias em prática. A criatividade é um talento natural do pensamento e do comportamento humano, que quando acionada pode gerar poderosas mudanças para você, para sua organização e para a comunidade.
Outro exercício realizado durante o workshop foi refletir e exemplificar como os participantes estavam atuando em rede, no que refere à cooperação e à governança. Foram apresentadas algumas atividades que vêm contribuindo para fortalecer o elo entre governança, colaboração e sustentabilidade no território.
O projeto dos produtores de castanha e mel de Jacaraú – PB, o projeto Águas Potiguara, coordenado por indígenas das Aldeias do Forte e Alto do Tambá, com o objetivo de recuperar os rios do território de Baía da Traição – PB. Também foram lembradas as parcerias instituídas entre prefeituras, governo do Estado e entidades, o plano elaborado para o desenvolvimento territorial regional e o conhecimento ampliado sobre governança, como exemplos destacados, pelos participantes do evento.
O workshop sobre governança e cooperação foi um momento importante para se refletir até sobre os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e sobre a mudança de hábitos de empresas e governos, que possibilitem resultados mais eficazes para os territórios.
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"Regina Amorim é formada em Economia pela UFPB, Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB - Universidade de Brasília e Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência - Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE. Atualmente é Gestora de Turismo e Economia Criativa do SEBRAE/PB".