Após uma reunião na noite desta quarta-feira, 05, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) tornou sem efeito uma resolução publicada na semana passada que estabelecia uma mudança na gestão dos recursos dos hospitais universitários na Paraíba. O documento havia sido assinado pelo secretário de Saúde do Estado, Jhony Bezerra, presidente da CIB.
A medida sofreu forte reação liderada pelo secretário de Saúde de Campina Grande, Gilney Porto, que provocou uma audiência pública na Câmara Municipal e foi até Brasília onde, com apoio do senador Veneziano Vital do Rêgo, se reuniu com a direção da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, que administra os hospitais universitários federais e rechaçou a mudança.
Nesta quarta-feira, Veneziano também esteve com o ministro da Educação, Camilo Santana, que garantiu a manutenção da gestão municipal do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC).
Na Câmara, o vereador Alexandre do Sindicato, presidente da Comissão Permanente da Saúde e Bem Estar Social, apresentou forte oposição à mudança, denunciando que a retirada da gestão plena traria graves prejuízos à saúde de Campina Grande e, portanto, à população. A reação de Alexandre, inclusive, o colocou em linha de confronto com o secretário Jhony Bezerra.
Na reunião desta quarta-feira que decidiu tornar sem efeito a mudança, a Prefeitura de Campina Grande e o Governo do Estado discutiram a possibilidade de composição de uma parceria para fortalecer o atendimento da saúde no município, que é referência para boa parte do estado.