O que de fato caracteriza uma ditadura?
- Centralização, concentração de poder nas mãos de uma pessoa ou grupo que governa o estado, onde quase não se tem abertura para o debate politico os espaços da comunicação são regulados os direitos de decisão são praticamente suprimidos e a liberdade de expressão vigiada, controlada, negada e por vezes punidas.
- Leis ignoradas, direitos tirados, arbitrariedades cometidas, povo desrespeitado, injustiças praticadas, favorecimentos interesseiros, ideologias imputadas, narrativas predominantes, interesses pessoais regentes.
- Criminalização de ideias e ou pensamentos falas e opiniões.
- Perseguição infundada e injustificável a pessoas e ou grupos, tidos como oposição.
- Julgamentos faltos de legalidade de materialidade de crime e até mesmo de logicidade, mas, recheados de parcialidade intencionalidade previa de condenação cumplicidade, companheirismo ao governo.
- Cassações de mandatos sem justa comprovação de crimes, falta de decoro e ou ilegalidades cometidas, apenas ilações, narrativas e o afã de silenciar, punir quem faz oposição e se tornou inimigo.
- Falta de harmonia dos poderes constitucionais por ingerência, interferência do poder dominador, controlador, centralizador, que legisla, executa e julga tudo ao mesmo tempo.
- Sentimento imperialista de dominação e rejeição ao contraditório às críticas aos questionamentos.
- A falsa ideia de supremacia e a enganosa sensação de divindade por parte de quem detém o poder.
- A ausência ou anulação plena do Estado Democrático de Direito, que numa definição simples, clara e absoluta, Abraham Lincoln diz que é o “governo do povo pelo povo e para o povo”, em linhas gerais pode ser entendido como a participação direta deste na elaboração das leis que em alguns países funciona pela representatividade nos poderes legislativo e executivo.
- Ausência de transparência nas eleições.
- Eleição de um partido único para fundamentar ou basear o governo ditatorial cuja ideologia proposta ou apresentada pelo tal partido será a única a se considerar correta e dentro da censura estabelecida.
- A pratica de doutrinação para dominação das massas baseada em falsas narrativas, ideias e ou conceitos que na prática nunca tiveram comprovação de funcionalidade e progresso, mas, que funcionam perfeitamente em um universo criado numa ideia utópica para conquista dos leigos.
- Totalitarismo e autoritarismo por parte do estado, que precisa ser grande, dominante abrangente.
- Politicas de enriquecimento do estado em detrimento a iniciativa privada e população.
- Constantes e repetidas declarações à democracia, mas, com uma pauta de ações, práticas extremamente antidemocráticas.
Assim define-se um regime ditatorial em qualquer parte do mundo, tais ações refletem a ideia de quem quer e ou governa de forma impositiva, isto é, sem a participação popular, sem a consideração do pensamento e vontades do povo, ainda que por representação.
A democracia é um bem de valor inestimável e de conquista gloriosa para um povo!
---------
Waltair Barbosa Pacheco de Brito Junior é brasileiro, natural de Campina Grande/PB. Nascido em 04 de setembro de 1965, é formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Paraíba, cristão e casado.