A capacidade das pessoas de se tornarem capazes de produzir mais e melhor é um dos caminhos para viabilizar uma grande ou pequena empresa. Entretanto isso só é possível com o resultado da edificação das nossas atitudes, de como observamos e reagimos a situações do nosso dia a dia.
Há quem diga que se preparar para o caos é ser capaz de identificar as oportunidades, agir, reinventar e buscar a sobrevivência. Entretanto, muitas pessoas não acreditam e continuam fazendo o que fazia há décadas, sem pensar de forma diferente, sem se preparar para a nova realidade, dos negócios, da vida profissional e até da vida familiar.
O cenário atual está cheio de novas tecnologias, novas descobertas, novos comportamentos, diferentes maneiras de criar e desenvolver negócios. A incerteza será a nossa única certeza, diante da Era do Caos. O que vai nos diferenciar das demais pessoas são as nossas escolhas para enfrentar os graves problemas e criar futuros melhores.
Precisamos ter consciência para superar esses desafios e aprender as dinâmicas do mundo atual, exercitar as habilidades necessárias para compreender essa realidade, sobreviver, aprender novas formas de trabalhar, reinventar-se e ter sucesso, diante do caos. É preciso inovar.
Adaptar-se às mudanças é a chave para a consolidação do nosso talento e do resultado que queremos alcançar. Quanto mais consciência tivermos do cenário atual, mais fundamentada será a estratégia, rumo a uma jornada bem-sucedida.
A arte de liderar a si mesmo começa em observar e conhecer as suas habilidades e explorar as infinitas formas de ser quem você pode ser. Mesmo que as adversidades sejam grandes e nos pareça insuperáveis é preciso olhar para vida da forma mais positiva possível.
Para ter sucesso no futuro é essencial liderar a si mesmo, ser capaz de atravessar as limitações mentais e emocionais e ter o controle de situações, sem se corromper diante de um mundo frágil, incompreensível, não linear e caótico. É preciso trabalhar hoje, observando as possibilidades do futuro e transformando a história que estamos vivendo.
A única coisa que pode nos dar segurança é a nossa capacidade de fazer as mudanças pessoais que o cenário atual exige. Ser um líder do futuro é desenvolver e dominar essa capacidade de superar-se diante das incertezas e das situações imprevisíveis, direcionando a energia de suas emoções e dos acontecimentos, para o que realmente é preciso.
O nosso foco deve ser para liderarmos a nós mesmos, fazer nossas escolhas conscientes sobre o que queremos manter ou mudar na nossa vida.
É muito importante aprender a desenvolver a inteligência emocional, que proporciona às pessoas o equilíbrio, previne conflitos e ajuda a mantê-las mentalmente saudáveis.
“Quanto mais incerto e grave se apresenta o ambiente externo, maior é a força que nos move para a felicidade, a partir de uma organização interna”.
São nas situações de caos que criamos e inovamos. É o momento de crescer, de aproveitar para canalizar suas forças e concretizar a mudança que deseja na sua vida profissional, pessoal ou empresarial.
O mundo não voltará a ser como era antes, por isso é preciso adaptar-se, para atravessar a instabilidade e a imprevisibilidade, sem confusão, sem decisões precipitadas, mas com tranquilidade. Nossas atividades profissionais já são mais colaborativas, os conhecimentos compartilhados e o aprendizado mais coletivo e permanente.
Experimentar outros caminhos, outras formas de fazer é cada vez mais comum. Errar não é um problema e nem diminui sua capacidade profissional, mas aumenta seu conhecimento, sobre as possíveis alternativas. Ser criativo também é uma das habilidades para produzir mais, em situações caóticas. É saber otimizar os recursos disponíveis para criar as melhores soluções, que nos levem a sobreviver e evoluir. Enfrentar desafios exige um alto desempenho de nossa criatividade.
Desenvolver um modelo mental para solucionar problemas é um exercício de criatividade. É continuar se dedicando a impulsionar transformações na direção do seu propósito de vida. Se você treina a sua mente a criar alternativas para qualquer desafio, sua mente vai se acostumar a não desistir e a direcionar ao resultado que se deseja.
-------
"Regina Amorim é formada em Economia pela UFPB, Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB - Universidade de Brasília e Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência - Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE. Atualmente é Gestora de Turismo e Economia Criativa do SEBRAE/PB".