A Câmara Municipal de Campina Grande se pronunciou nesta segunda-feira, 17, a respeito das imagens que circulam na internet mostrando um suplente de vereador agredindo uma mulher durante discussão no estacionamento de um prédio da cidade.
O caso envolve o suplente Valdé Silveira, conhecido como Dr. Valdé. A vítima seria vizinha dele, uma mulher chamada Íris. As agressões teriam ocorrido após uma rápida discussão.
Íris trabalha vendendo roupas e faz fotos no estacionamento do prédio onde mora para divulgar os produtos. Em entrevista à imprensa, ela disse que não teria sido a primeira vez que foi agredida pelo suplente.
No caso que veio a público no final de semana, a vítima estava acompanhada da filha e afirmou à imprensa que recebeu tapas e chutes de Valdé e da filha dele.
Sem citar o nome do político, a CMCG explicou que não pode tomar providências sobre casos envolvendo suplentes, mas repudiou qualquer ato de violência contra a mulher. Veja a nota
Câmara Municipal de Campina Grande – Nota
Diante de questionamentos recebidos desde o último final de semana, a mesa diretora da Câmara Municipal de Campina Grande e a Comissão da Mulher informam, acerca de imagens que circulam envolvendo um suplente de vereador em um episódio de violência contra mulher, que, conforme é de conhecimento público, o suplente envolvido na situação assumiu temporariamente uma cadeira nesta Casa em 2022, pelo período de 121 dias, durante licença do titular, tendo, posteriormente, retornado à suplência.
Neste sentido, não estando o mesmo no exercício do mandato, não compete à Mesa Diretora adotar qualquer tipo de medida sobre casos concretos relacionados à pessoa dos suplentes.
Por outro lado, o Parlamento Municipal faz questão de repudiar todo e qualquer ato de agressão ou de violência contra as mulheres, conduta para a qual não há justificativa nem pode haver tolerância por parte da sociedade.
Campina Grande, PB – 17 de julho de 2023