Holandeses estão em Campina Grande desenvolvendo trabalho voluntário em comunidade


Na noite do último domingo (10), chegou ao Brasil o grupo de intercambistas holandeses da edição 2023 do Vamos - composto por 11 jovens e 4 acompanhantes - que está realizando uma série de ações sociais em uma comunidade de Campina Grande.

O Vamos tem como objetivo apoiar projetos de desenvolvimento social por meio de recursos financeiros e intercâmbio, dessa forma, dando aos jovens envolvidos a oportunidade de conhecer uma realidade diferente da vivenciada.

Ao decorrer de 20 dias, o grupo transitará entre os municípios paraibanos de Campina Grande e Monteiro, e entre os municípios pernambucanos de Garanhuns e Recife, realizando trabalhos voluntários e vivenciando experiências socioculturais.

O trabalho social e o voluntariado são fortes marcas do povo holandês.

Em Campina Grande, os holandeses estão realizando obras na área da Capela Santa Teresinha no bairro de São Januário, através da parceria Vamos Schipluiden  e Viva Brasil-Holanda, contando ainda com o apoio da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e seguem em ritmo acelerado. Também estão sendo realizadas atividades com crianças da localidade. As atividades que estão sendo executadas referem-se a construção do Centro Comunitário Padre Gabriel Hofstede, o poço artesiano, e o planejamento para a horta comunitária. 

“O povo holândes tem um grande histórico de contribuição para com os nordestinos, inclusive aqui em Campina Grande. O trabalho que está sendo desenvolvido por eles tem um grande impacto positivo direto para essa comunidade que, com certeza,  em breve vai poder usufruir desses serviços”, disse Ayron Kerlly, diretor da Associação Viva.

“Durante o período de pandemia, por exemplo, distribuímos cerca de quarenta cestas básicas mensalmente em uma comunidade da cidade com o suporte financeiro vindo da Holanda, dessa forma, garantindo a segurança alimentar de diversas famílias”, acrescentou.

Uma ampla programação foi preparada com o intuito de promover integração entre as duas culturas. Além disso, os holandeses estão tendo contato com o grupo de campinenses que, em contrapartida, vivenciará o intercâmbio na Holanda em janeiro de 2024.

Mateus Araújo - Assessoria

Postagem Anterior Próxima Postagem