“Ideias” – Prorrogado o prazo para inscrições: Novo artigo de Alexandre Moura


 

Por Alexandre MOURA (*)

“Ideias” – Prorrogado o prazo para inscrições

O prazo final para inscrições na “Chamada de Ideias BRAFIP, Edição 2023”, foi prorrogado para o próximo dia 30 de julho. A “Chamada de Ideias” é um convite público anual - utilizando a Plataforma SurveyMonkey (da empresa Irlandesa Momentive que possibilita criar diferentes tipos de questionários), sendo uma das apoiadoras da BRAFIP - para submissão de Ideias e Projetos para PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) Colaborativa. As chamadas são realizadas em nível global, em português, inglês e espanhol, com o apoio de parceiros nacionais e internacionais. Um comitê ad hoc selecionará as 15 melhores ideias para apresentação de um pitch no evento anual “BRAFIP InCoDay” (International Cooperation Day), que este ano acontecerá no mês de outubro, na Cidade do Panamá, América Central. Posteriormente ao InCoDay, a BRAFIP elabora um “Plano de Trabalho Executivo”, conjuntamente com as empresas selecionadas, para viabilizar as cinco melhores ideias apresentadas, na busca de parceiros e investidores (que inclusive, vão estar presentes no InCoDay 2023). 

“Ideias” – Prorrogado o prazo para inscrições (II)

A BRAFIP (cujas atividades se iniciaram em 2011) foi criada originalmente, como “Plataforma Tecnológica Brasileira”, nos moldes definidos pela União Europeia para auxiliar no desenvolvimento tecnológico dos países do Leste Europeu. Desde 2015, a entidade atua como Associação sem fins lucrativos, com o objetivo principal, de “auxiliar na construção de projetos de PD&I em Cooperação”. Para realizar esse objetivo, trabalha com diversas empresas, universidades e centros de pesquisa no Brasil e Exterior, de forma continuada e desde 2021, tem o apoio da ALETI – Federação Ibero-Americana de Entidades Empresariais de Tecnologia da Informação. Neste ano de 2023, a BRAFIP passou a contar também, com a parceria da “EscalaLatam”, especialmente na realização do InCoDay.

“Ideias” – Prorrogado o prazo para inscrições (III)

Como nos anos anteriores, a participação nesta Chamada de Ideias é aberta a todas as empresas (demandantes ou fornecedoras de ideias), Startups, Núcleos de Pesquisa e Inovação em ambiente acadêmico ou de instituições científicas, “desde que interessadas em trabalhar em prol de meios que permitam acelerar a inovação tecnológica, independentemente de pertencerem às entidades membro da BRAFIP, assim como para corporações que desejam lançar desafios para Startups”. O objetivo principal da Chamada é “identificar oportunidades de cooperação (técnica e/ou comercial), em ideias, projetos e produtos, entre entidades brasileiras e de outros países”. Cada participante (brasileiro e/ou estrangeiro) pode apresentar mais de uma ideia, projeto ou produto. Bastando para isso, preencher o questionário disponível no endereço https://linktr.ee/brafip. É uma grande oportunidade para “divulgar e levar sua Ideia para o mundo!” Vale muito a pena participar! Lembrando que o prazo para inscrição termina no dia 30 de julho. Mais informações no Portal www.brafip.org.br

Riscos no “uso indiscriminado de IA”

O rápido crescimento na utilização de ferramentas de IA (Inteligência Artificial) e seu uso indiscriminado começam a preocupar, em nível mundial, os responsáveis pela segurança de dados/informações nas empresas (e também, nos governos). Muitas empresas já “olham com preocupação a novidade”, que pode ser uma “porta” para vazamento de informações sigilosas sobre seus negócios. A divulgação pela OpenAI proprietária do “pioneiro” ChatGPT, do “vazamento (em março passado) de informações de assinantes do chatbot”, ajudou no “crescimento” do nível de preocupação dos executivos. Segundo os técnicos da OpenAI, o problema foi “causado por uma falha em uma das bibliotecas de código aberto do ChatGPT”. Assim, por exemplo, muito cuidado com as informações restritas, que são colocadas para que as ferramentas de IA (disponíveis para uso via Internet) “trabalhem” para gerar documentos (relatórios, conteúdo de sites, apresentações, etc). Essas informações podem “vazar” para outros usuários não autorizados e até fora da empresa! Causando prejuízos ao negócio. O risco existe e é grande!

________________________________________________________________

Engenheiro Eletrônico, Mestre em Engenharia Elétrica, MBAs em  Comércio Eletrônico e Software Business, pela Nova Southeastern University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Membro do Conselho de Administração do SICOOB-PB, Diretor e Ex-Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.


Postagem Anterior Próxima Postagem