Compreender todas as variáveis possíveis que influenciam direta ou indiretamente, o sucesso de um negócio no mercado, faz parte da jornada de um empreendedor criativo.
Há boas e inovadoras iniciativas
de empresas que estão inventando ou reinventando novos produtos e serviços.
Elas são criativas, diferentes, bem-sucedidas no seu modelo de negócio e estão
despertando a atenção de outras empresas que propagam valores diferentes dos
seus.
Para tomar decisões e liderar em
um mundo imprevisível é preciso superar o medo das incertezas e enxergar
oportunidades, para seguir em frente.
Quanto mais mergulhamos no
incerto, mais descobriremos possibilidades de criar algo diferente. Quanto mais
lidamos com a incerteza, mais estaremos autoconfiantes e preparados para liderar,
identificar as oportunidades e ameaças no cenário externo, antes dos outros
empreendedores. Procurar o que há de novo no mercado e refletir sobre o seu
significado, fará você ver o seu negócio por diferentes ângulos e ter ideias
para novos caminhos de crescimento.
Os mercados tendem a continuar
com as suas características regionais, desde que as empresas e as organizações
fortaleçam a sua identidade e exercitem a sua criatividade. É possível ter
sucesso globalmente, mantendo as características locais e as diferenças
regionais.
Há uma nova geração de
empreendedores criativos que está revolucionando a forma de pensar, criar,
inovar e até vender o melhor produto pelo menor preço. O que faz qualquer empresa se manter no
mercado é fixar a marca ou conquistar a fidelidade e assim, o seu ganho será
mais substancial do que o da sua concorrência, em médio e longo prazos.
A eficiência estratégica consiste
em acrescentar diferencial ao produto ou serviço, sair do lugar comum dos seus
concorrentes e atrair consumidores. A máxima de que “o cliente sempre tem
razão”, continua para as empresas atuais, que se preparam para atender à uma
clientela mais exigente, bem mais qualificada, bem-informada e conscientes de um
mercado de ofertas, cada vez mais tentadoras e inovadoras.
É preciso tornar o mundo mais
criativo e gerar impacto positivo na sociedade. O consumidor quer vivenciar
experiências boas, únicas, autênticas, que possam influenciar e transformar o
seu modo de vida.
É preciso sair da zona de
conforto e enxergar além dos padrões aos quais estamos acostumados. Prepare-se
para o desconforto de fazer as mudanças significativas e necessárias na sua
empresa. Exercite a sua capacidade de detectar as forças que estão redefinindo
o mercado e posicione a sua empresa, dando o primeiro passo, para encarar de
frente a incerteza e criar algo valioso e competitivo.
Mesmo sendo uma pequena empresa,
aprenda com as grandes organizações, que estão sempre criando uma necessidade
nova para os consumidores, agem com rapidez e passam à frente dos concorrentes
tradicionais. Observe também as mudanças da sociedade e os novos comportamentos
de consumo. Tudo que você precisa é estar bem-informado sobre as últimas
tecnologias, as tendências e os novos protagonistas do mercado.
É importante reconhecer a
criatividade como capital humano integrado à objetivos sociais, culturais e
econômicos que buscam um novo modelo de desenvolvimento. Pensar e atuar
criativamente no cenário econômico atual, pode e deve ajudar a repensar os
processos de inovação, que favorecem o desenvolvimento sustentável. Novo
desenvolvimento pode criar outras necessidades ou oferecer novas experiências
de consumo aos clientes.
Definir um novo caminho significa
descobrir o que está faltando na experiência de consumo e o que pode preencher
essa carência. Para compreender as novas necessidades do consumidor é
necessário ter pensamento comercial abrangente e buscar soluções e
possibilidades que façam sentido.
Entenda os consumidores para
poder tomar decisões. Visite os clientes com frequência, ouça as suas
observações e sinta de que maneira ocorrem as mudanças de necessidades, para
transformar a experiência de consumo.
Para Dean Stamoulis, consultor de
liderança na Russell Reynolds Associates, a capacidade de agir é reflexo da
autoconfiança, da capacidade de descobrir as coisas e lidar com as
consequências. Seja autoconfiante e bem-sucedido!
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"Regina Amorim é formada em Economia pela UFPB, Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB - Universidade de Brasília e Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência - Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE. Atualmente é Gestora de Turismo e Economia Criativa do SEBRAE/PB".