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Compreender todas as variáveis possíveis que influenciam direta ou indiretamente, o sucesso de um negócio no mercado, faz parte da jornada de um empreendedor criativo.

Há boas e inovadoras iniciativas de empresas que estão inventando ou reinventando novos produtos e serviços. Elas são criativas, diferentes, bem-sucedidas no seu modelo de negócio e estão despertando a atenção de outras empresas que propagam valores diferentes dos seus.

Para tomar decisões e liderar em um mundo imprevisível é preciso superar o medo das incertezas e enxergar oportunidades, para seguir em frente.

Quanto mais mergulhamos no incerto, mais descobriremos possibilidades de criar algo diferente. Quanto mais lidamos com a incerteza, mais estaremos autoconfiantes e preparados para liderar, identificar as oportunidades e ameaças no cenário externo, antes dos outros empreendedores. Procurar o que há de novo no mercado e refletir sobre o seu significado, fará você ver o seu negócio por diferentes ângulos e ter ideias para novos caminhos de crescimento.

Os mercados tendem a continuar com as suas características regionais, desde que as empresas e as organizações fortaleçam a sua identidade e exercitem a sua criatividade. É possível ter sucesso globalmente, mantendo as características locais e as diferenças regionais.

Há uma nova geração de empreendedores criativos que está revolucionando a forma de pensar, criar, inovar e até vender o melhor produto pelo menor preço.  O que faz qualquer empresa se manter no mercado é fixar a marca ou conquistar a fidelidade e assim, o seu ganho será mais substancial do que o da sua concorrência, em médio e longo prazos.

A eficiência estratégica consiste em acrescentar diferencial ao produto ou serviço, sair do lugar comum dos seus concorrentes e atrair consumidores. A máxima de que “o cliente sempre tem razão”, continua para as empresas atuais, que se preparam para atender à uma clientela mais exigente, bem mais qualificada, bem-informada e conscientes de um mercado de ofertas, cada vez mais tentadoras e inovadoras.

É preciso tornar o mundo mais criativo e gerar impacto positivo na sociedade. O consumidor quer vivenciar experiências boas, únicas, autênticas, que possam influenciar e transformar o seu modo de vida.

É preciso sair da zona de conforto e enxergar além dos padrões aos quais estamos acostumados. Prepare-se para o desconforto de fazer as mudanças significativas e necessárias na sua empresa. Exercite a sua capacidade de detectar as forças que estão redefinindo o mercado e posicione a sua empresa, dando o primeiro passo, para encarar de frente a incerteza e criar algo valioso e competitivo.

Mesmo sendo uma pequena empresa, aprenda com as grandes organizações, que estão sempre criando uma necessidade nova para os consumidores, agem com rapidez e passam à frente dos concorrentes tradicionais. Observe também as mudanças da sociedade e os novos comportamentos de consumo. Tudo que você precisa é estar bem-informado sobre as últimas tecnologias, as tendências e os novos protagonistas do mercado.

É importante reconhecer a criatividade como capital humano integrado à objetivos sociais, culturais e econômicos que buscam um novo modelo de desenvolvimento. Pensar e atuar criativamente no cenário econômico atual, pode e deve ajudar a repensar os processos de inovação, que favorecem o desenvolvimento sustentável. Novo desenvolvimento pode criar outras necessidades ou oferecer novas experiências de consumo aos clientes.

Definir um novo caminho significa descobrir o que está faltando na experiência de consumo e o que pode preencher essa carência. Para compreender as novas necessidades do consumidor é necessário ter pensamento comercial abrangente e buscar soluções e possibilidades que façam sentido.

Entenda os consumidores para poder tomar decisões. Visite os clientes com frequência, ouça as suas observações e sinta de que maneira ocorrem as mudanças de necessidades, para transformar a experiência de consumo.

Para Dean Stamoulis, consultor de liderança na Russell Reynolds Associates, a capacidade de agir é reflexo da autoconfiança, da capacidade de descobrir as coisas e lidar com as consequências. Seja autoconfiante e bem-sucedido!

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"Regina Amorim é formada em Economia pela UFPB, Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB - Universidade de Brasília e Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência - Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE. Atualmente é Gestora de Turismo e Economia Criativa do SEBRAE/PB".

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