O Ministro da Educação, Camilo Santana, garantiu nesta quarta-feira, 5, a manutenção da gestão municipal do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). A declaração foi dada durante audiência (foto) com o vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo. O Ministro assegurou que a gestão da alta complexidade do HU segue sendo realizada pela Secretaria de Saúde de Campina Grande, assim como os hospitais universitários de João Pessoa e Cajazeiras permanecem sendo geridos pelas prefeituras municipais.
Também participaram da reunião o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, Arthur Chioro; e o Secretário Executivo da pasta, Léo de Brito. A audiência versou sobre a tentativa do Governo do Estado de estadualizar a gestão e regulação dos hospitais universitários, modificando a gestão plena dos municípios, o que caracterizaria uma intervenção.
Campina Grande renovou recentemente o contrato firmado com o HUAC. O convênio custa mais de R$ 22 milhões e tem vigência até 2025. Na terça-feira, à noite, o secretário de Saúde de Campina Grande também se reuniu com toda a presidência da EBSERH e o presidente garantiu a permanência da gestão com o Município.
Nesta quarta-feira à tarde acontece uma reunião em João Pessoa com os secretários de Saúde de Campina Grande, João Pessoa, Cajazeiras, com o secretário de Saúde do Estado, Johny Bezerra; e a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Soraya Galdino, para debater o tema.
“Nós já repassamos valores superiores ao que vem de recurso do Ministério da Saúde para toda a alta complexidade. Temos meios que comprovam a produção do hospital universitário sendo realizada além do que vem de recurso. Estamos suplementando com recursos próprios”, explicou Gilney.
Codecom