"Pessoas que acreditam ser capazes de promover mudanças têm mais chances de realizar seus sonhos" - Por Regina Amorim


Pessoas que acreditam ser capazes de promover mudanças têm mais chances de realizar seus sonhos e atingir seus objetivos. Dona Nica é uma dessas pessoas. Ela vê a oportunidade de fazer as coisas de um jeito melhor, pelo simples desejo de contribuir para o bem-estar coletivo.

De origem simples, a empreendedora Dona Nica quando ainda criança, já trabalhava na agricultura e aprendeu a costurar, mas o que ela gostava mesmo era de plantar macaxeira, feijão, maracujá, flores e até criar galinhas.

O restaurante Cozinha da Roça nem passava pela sua cabeça. Porém em um domingo, assistindo o Programa Pequenas Empresas Grandes Negócios, foi incentivada pela matéria veiculada de um artesão que produzia carteiras artesanais. 

Nesse tempo ela criava muitas galinhas. Coincidiu que uma pessoa havia sugerido ela abrir um restaurante rural. A partir daí buscou informações, fez uma visita de benchmarking à comunidade rural de Chã de Jardim, em Areia – PB e voltou mais animada ainda, para tocar em frente a ideia do restaurante rural.

O diferencial da Cozinha da Roça é que não usa tempero que contenha conservantes, não compra qualquer produto alimentício, sem conhecer a sua origem. Para Dona Nica “o maior diferencial é fazer a comida com muito amor. A diferença em qualquer coisa que você fizer é o amor”.  É através desse amor que Dona Nica desenvolve a empatia criativa e os melhores insights para diferenciar o seu negócio e enxergar uma experiência pelos olhos de outras pessoas. É possível criar um ambiente de negócio para cultivar as energias positivas e os insights criativos, desenvolvendo empatia pelas pessoas, cuja vida você quer melhorar.

Foi no almoço dos desportistas, de um evento de aventura, no restaurante Cozinha da Roça, que a empreendedora conheceu o Cláudio Soares, gerente do SEBRAE-PB. A partir desse relacionamento e conhecimento, ela já aproveitou muito as capacitações e as orientações dessa entidade, para a organização e gerenciamento do seu restaurante.

Na relação com os clientes Dona Nica acredita que o primeiro passo é saber atender bem. “Tem gente que chega precisando de atenção, nem que seja ouvir um bom dia”, exemplifica. Ela ama receber as pessoas. Tem uma vasta clientela regional, além de turistas, que visitam o litoral sul paraibano.

Uma dica que Dona Nica deixa para as pessoas que querem abrir um negócio é não desistir do seu sonho, porque o mais importante é colocá-lo em primeiro lugar. “Quando eu fui abrir o restaurante muita gente dizia que não ia dar certo e hoje estou aqui. Comecei com quatro mesas e hoje tenho capacidade de atender ao mesmo tempo 130 pessoas”, afirma a empreendedora.

Pessoas criativas podem inspirar e influenciar o mundo ao seu redor. O que mais a inspira são as pessoas que vivem essa experiência no restaurante Cozinha da Roça, porque Dona Nica ama fazer amizades e poder ajudar outras pessoas a realizar seus sonhos.

Com a sua proatividade ela aprendeu a não ficar paralisada entre o querer e o fazer, mas ver as oportunidades de ação ao seu redor e assumir um compromisso com a mudança de forma permanente, dando um passo de cada vez. Acreditar na própria capacidade criativa é se sentir capaz de agir e se sentir um agente de mudança, na sua empresa e no seu território.

Foi com essa crença que a empresária, criou a feirinha mensal de produção artesanal, tendo o seu restaurante rural como empresa âncora desse movimento social e inclusivo, que alimenta o fogo da inovação e da colaboração. A feirinha, que acontece no segundo domingo de cada mês é uma vitrine diversificada de produtos, que beneficia mais de quinze produtores rurais, artesãs e artesãos do município de Pitimbu – PB, e atrai muita gente do entorno, à procura de suas peças artesanais e trabalhos manuais, plantas vivas, tapioca, comidas de milho e frutas.

Lição a ser aprendida: Dona Nica não espera que as circunstâncias decidam sobre o seu destino, porque ela age e influencia outros empreendedores ao seu redor, como uma missão e uma fonte de realização pessoal. Para ela é gratificante ajudar outros pequenos negócios a desenvolver o empreendedorismo criativo, a identificar e explorar suas reservas internas de energia, criatividade e entusiasmo.

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"Regina Amorim é formada em Economia pela UFPB, Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB - Universidade de Brasília e Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência - Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE. Atualmente é Gestora de Turismo e Economia Criativa do SEBRAE/PB".

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