O secretário de Saúde do Município, Gilney Porto, na companhia do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), esteve reunido ontem em Brasília com a direção da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, que administra os hospitais universitários federais e teria garantido que a gestão dos recursos da saúde continuará plena por parte da prefeitura de Campina Grande, assim como João Pessoa e Cajazeiras.
A informação foi inicialmente repassada pelo senador, que afirmou que “a garantia foi dada em razão da disposição do Governo do Estado da Paraíba de interferir nas gestões plenas dos recursos da saúde nestas cidades, passando a gerir os recursos destinados aos hospitais universitários”.
Já de acordo com Gilney, a posição da EBSERH torna, na prática, sem efeito a resolução aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), de 05/06 último, que aprovou mudança na gestão dos recursos dos hospitais universitários na Paraíba. A CIB é presidida pelo secretário de Saúde do Estado, Jhony Bezerra.
“A resolução fica sem efeito. A EBSERH entende que esse tipo de mudança só poderia acontecer se o Município resolvesse abrir mão da gestão plena, o que jamais aconteceu”, explicou Gilney, durante entrevista ao Jornal do Meio-Dia da Campina FM desta terça-feira.
A reunião de Gilney e Veneziano foi com o presidente da EBSERH, Arthur Chioro, e o vice-presidente, Daniel Beltrammi. “O que nós ouvimos foi o compromisso da EBSERH de que nada é modificado nas gestões plenas, a não ser que haja consenso nessas mudanças. Como não há consenso, não haverá mudanças nas gestões, que continuarão plenas nas cidades”, destacou Veneziano.