O registro a seguir é do Diário de Pernambuco de 25 de agosto de 1951. Nele, Félix Araújo divulga carta de agradecimento ao povo de Campina Grande por ter sido o vereador mais votado no pleito de 12 de agosto.
Na carta, Félix explica como pretende conduzir seu mandato, reafirma o compromisso com a coligação pela qual foi eleito, exalta o aliado e amigo Elpídio de Almeida como líder e até demonstra confiança no prefeito eleito Plínio Lemos, integrante do seu grupo político e com quem em breve romperia.
O jovem vereador eleito torna a declarar seu amor a Campina Grande e oferecer garantias de um mandato a serviço do povo. Leia a carta, na íntegra:
MOÇÃO DE AGRADECIMENTO
A todos vós, homens e mulheres de Campina Grande, habitantes da cidade e dos campos, a quantos me honrastes com o vosso voto espontâneo e generoso, cabe-me, nesta hora, cessada a batalha eleitoral, testemunhar a minha gratidão.
Muitas e profundas têm sido as emoções que tenho bebido fontes eternamente criadoras alma popular. Filho do povo, nascido e criado em contato com os seus sofrimentos e as suas esperanças, é do povo que venho recebendo o melhor estimulo para as minhas lutas, a inspiração para a minha conduta, o roteiro para a minha vida.
Mas nenhuma emoção poderia superar esta que atora me despertastes, povo Campina Grande, entregando-me o mandato de vosso representante, tornando-me o vereador mais votado na cidade mais progressista do nordeste, pelo eleitorado mais rebelde do Brasil.
Grande é a responsabilidade que este mandato me confere. Por isto mesmo, no novo generoso que confiou no seu filho mais humilde, peço que me ajude a cumpri-lo e honrá-lo.
Quero que o povo acompanhe a minha atuação como seu representante, criticando-me, quando eu errar, apoiando-me, quando propuser medidas em seu benefício, combatendo-me, se esquecê-lo ou traí-lo.
Quero viver em contato diário com os trabalhadores da cidade e dos campos, com os sindicatos, os clubes, as associações de classe, as sociedades culturais e beneficentes, as fábricas, os bairros, as oficinas e distritos – todas as classes que trabalham e que produzem – de todos recebendo sugestões, conselhos, críticas, apelos ou reclamações, a admirável experiência e o sábio pensamento popular que ajudam os governos e constituem a essência da democracia.
Serei na Câmara um vereador da nossa gloriosa Coligação Democrática Campinense, cuja bandeira invencível desfraldou-se nos céus da nossa terra como um símbolo de paz e honestidade. Mas, serei antes de tudo, um vereador do povo, liberto de compromissos políticos ortodoxos que entravem a minha ação parlamentar e de paixões sectárias que perturbem o reto julgamento dos homens e das coisas.
Serei um vereador do povo, sobretudo para que a bandeira da Coligação possa se conservar sempre pura e sempre gloriosa, como pura e gloriosa sempre quis e a quer o grande Elpídio de Almeida, nosso líder e nosso companheiro.
Vereador, apenas poderei propor, discutir e votar as medidas que beneficiam e servem ao povo. Ao prefeito, cabe executá-las. E o prefeito Plínio Lemos, em cujas mãos repousam, nesta hora, os destinos de Campina Grande, não decepcionará os que, dirigidos pela sua palavra, acreditaram na sua capacidade e confiaram no seu programa.
Que Deus me ajude, durante estes quatro anos, para que eu vos possa honrar e servir, na Câmara do Município, com a mesma fidelidade e o mesmo orgulho com que vos tenho respeitado e amado em todos os dias de minha vida.
Félix Araújo