“Congresso Internacional” - Leia a nova coluna de Alexandre Moura no Hora Agora


Por Alexandre MOURA (*)

“Congresso Internacional”

A “Saúde é um campo em constante evolução, impulsionado por avanços científicos, tecnológicos e sociais”.  Com essa motivação, nos dias 21, 22 e 23 do mês que vem, acontecerá na cidade de Campina Grande - PB, a Primeira Edição do “Congresso Internacional Interdisciplinar de Saúde”. O evento é organizado e promovido, pela UNIFACISA (www.unifacisa.edu.br), IES (Instituição de Ensino Superior) que faz parte - juntamente com o SEBRAE, empresas, entidades ligadas a “Inovação, Ciência e Tecnologia” e outras universidades instaladas na cidade - do “Ecossistema de Inovação de Campina Grande”. A UNIFACISA, “referência nacional em Ensino e Inovação, oferece através deste Congresso Internacional, uma plataforma aberta para o intercâmbio de conhecimentos, experiências e ideias”. As novas descobertas e abordagens, nessa área estão moldando a “Medicina do Século XXI”, bem como a forma de entender e lidar com as doenças, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Com Palestras, Painéis de discussão, Workshops e Apresentações de trabalhos científicos, os participantes do Congresso, “vão ter a oportunidade de explorar diferentes perspectivas, através de uma abordagem interdisciplinar, ampliando os horizontes e a capacidade de resposta, frente aos desafios atuais e futuros da área da saúde”.

“Congresso Internacional” (II)

O tema escolhido para essa primeira edição é "Tendências e Inovações no Cuidado em Saúde" e segundo os organizadores, “terá uma vasta programação que contempla todas as áreas da saúde e suas respectivas especialidades”. Sendo uma oportunidade única de debater a respeito de grandes temas, além de evidenciar a apresentação de novidades e tecnologias sendo utilizadas atualmente na medicina, tanto no Brasil quanto no exterior. Dentre os vários temas que serão abordados nos três dias do Congresso, destacamos alguns: “Canabidiol na Medicina: Esperança ou Exagero?”; Marketing do Futuro e Aplicações para a Saúde; Inteligência Artificial e “Tecnologia Vestível” em Saúde; Consumo de Chás e Especiarias em Combinação com Medicamentos; Biomateriais Aplicados à Regeneração Óssea; e Tecnologias Estratégicas em Saúde. No dia 23, acontecerão ainda dois importantes “Simpósios Satélites”. Um tratando das “Tendências e Inovações, no tratamento do Transtorno do Espectro Autista” e outro, voltado para as “Tendências e Inovações na Medicina Veterinária”. Parabéns a direção da UNIFACISA pela excelente e oportuna iniciativa! Vale a pena participar! Mais informações e inscrições através do Link: https://eventos.unifacisa.edu.br/congressointernacionalinterdisciplinardesaude/

“Tradutor com IA”

A Meta Platforms, empresa americana de tecnologia “dona” do Facebook lançou uma “solução/modelo com IA (Inteligência Artificial), que traduz textos e a fala de uma pessoa, transcrevendo o resultado para cerca de 100 idiomas, possibilitando assim, a comunicação em tempo real.” A solução também permite, por enquanto, a tradução “de fala para fala em 35 idiomas”. Denominado pela empresa de “Modelo SeamlessM4T”, o software já está disponível, segundo a Meta Platforms, “para uso não comercial”. Esse é mais um produto da gigante americana voltado para o bilionário mercado de IA, cujo portfolio tem, dentre outros sistemas com IA, a linguagem “Llama” concorrente direta das ferramentas produzidas pela Microsoft, OpenAI e Google. Ou seja, a concorrência está cada vez mais acirrada e quase toda semana, em nível mundial, temos novidades sobre novos produtos de/com IA aparecendo no mercado. 

Capacitação em “Processo de Extrusão de Alimentos”

A “EMBRAPA Agroindústria de Alimentos” - unidade da “Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária” sediada na cidade do Rio de Janeiro - vai realizar no período de 18 a 20 de outubro deste ano, a edição de número 27 do “Curso de Processo de Extrusão de Alimentos”. Conforme informações da EMBRAPA, “a aplicação da tecnologia de extrusão termoplástica na área de cereais e amiláceos (alimentos fontes de amido) em geral, são uma tendência mundial inovadora de mercado e constitui-se numa das ferramentas mais versáteis no processamento, prestando-se a aplicações como a elaboração de produtos expandidos, preparação de proteínas “texturizadas” e de alimentos infantis, além de ração animal. A EMBRAPA vem desenvolvendo pesquisas na área de extrusão já algum tempo e, como parte das suas atividades de transferência de tecnologia e extensão, oferece essa capacitação. O objetivo é disseminar, de uma forma expositiva e aplicada, tecnologia de ponta, contribuindo no desenvolvimento deste setor no Brasil”. O Curso, com duração de 21 horas-aula, é direcionado a gerentes, operadores, técnicos, laboratoristas e responsáveis pela área de qualidade, que trabalham com processamento de alimentos de consumo humano ou animal. Mais informações e inscrições, no link: www.embrapa.br/busca-de-eventos/-/evento/477385/xxvii-curso-de-processo-de-extrusao-de-alimentos

___________________________________________________________________

Engenheiro Eletrônico, Mestre em Engenharia Elétrica, MBAs em Comércio Eletrônico e Software Business, pela Nova Southeastern University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Membro do Conselho de Administração do SICOOB-PB, Diretor e Ex-Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.


Postagem Anterior Próxima Postagem