Atendendo a uma propositura do vereador Alexandre do Sindicato (UB), a Câmara Municipal de Campina Grande vai homenagear na noite desta quinta-feira, 24, com medalhas de Honra ao Mérito Municipal, dois nomes que atuaram de maneira destacada na formatação do modelo da festa idealizado pelo então prefeito Ronaldo Cunha Lima em 1983.
Trata-se de Margarida Motta Rocha, à época secretária de Educação do Município, e Eraldo César, então diretor do Departamento de Cultura e Recreação, ambos decisivos para o desenvolvimento do projeto e da marca, que já ao longo da gestão de Ronaldo cresceria de maneira expressiva e passaria a integrar o calendário de eventos nacional.
Conforme os registros históricos, Margarida e Eraldo, atendendo às determinações do prefeito, deram forma aos primeiros encaminhamentos e, inclusive, ao próprio conceito e à dimensão da festa. Ronaldo, inclusive, chegou a relatar em entrevista que foi de Eraldo César a ideia de fazer o São João durante trinta dias.
A propositura de Alexandre do Sindicato atendeu a uma sugestão do memorialista Emmanuel Sousa, atual secretário-executivo de Saúde do Município. “Pelo feito, merece Ronaldo Cunha Lima, figura de memória marcante na Paraíba e, destacadamente, em Campina Grande, de legado altamente saudoso e histórico, todas as homenagens e o pleno reconhecimento, bem como o mais expressivo tributo que lhe é prestado”, afirma o vereador.