Por Regina Amorim
Pesquisa sobre a “Nova Liderança para a Era Digital”, publicada em novembro de 2019, mostra que apenas 12% dos entrevistados concordam que seus líderes estão preparados para as transformações organizacionais, ou seja, 88% dos líderes não estão preparados para gerir as organizações nesse mundo atual.
Estamos vivendo uma realidade que demanda um novo pensamento sobre liderança. Nas condições atuais estar liderando uma empresa representa grandes desafios no engajamento dos colaboradores criativos e inovadores, pois a tendência sinaliza mais agilidade e adaptabilidade, no modo como tudo acontece no ambiente empresarial.
A tomada de decisões equivocadas com essa nova visão de mundo dos negócios, impactam negativamente nas empresas, podendo comprometer a percepção de valor das marcas consolidadas no mercado.
É de fundamental importância entender a demanda por um novo modelo de liderança, adequada a um novo contexto. A nova dimensão da liderança criativa vai muito além das métricas de produtividade e processo eficientes.
O maior desafio do líder é adaptar a sua empresa a esse novo ambiente de negócios, desafiador, criativo, colaborativo e disruptivo, com o engajamento dos colaboradores nesse ambiente de transformações e rupturas, que exige de todos os indivíduos, uma mentalidade de liderança.
Temos que pensar como líder de si mesmo, numa visão mais abrangente, não somente ocupando um cargo formal de líder em uma organização. Esse protagonismo e essa atitude de construção coletiva é o melhor caminho para que a sua empresa seja bem-sucedida no mundo corporativo.
As habilidades tradicionais de um líder não deixaram de ser importantes, porém nos tempos atuais, há novas competências a serem desenvolvidas, que contribuem para a prática da gestão em rede, da gestão conectada, que exercita a colaboração, a experimentação e o empreendedorismo, além de entusiasmar e engajar ao mesmo propósito, todas as áreas e suas equipes, através do seu exemplo.
É o líder que une toda a potencialidade da empresa às demandas do mercado e às tendências do consumo. A visão do líder criativo precisa ser rica de estímulos e possibilidades, nesse ambiente em rede, que integra os colaboradores internos aos parceiros de negócios inusitados.
O líder atual precisa apoderar-se do futuro para liderar no presente. O mercado empresarial está cheio de exemplos de negócios que perderam o foco da organização, por não priorizar uma visão mais ambiciosa sobre o futuro de seu mercado.
As evidências apontam para a busca de uma compreensão ampla do comportamento dos clientes e não apenas no desenvolvimento de um portfólio de produtos e serviços da organização. Novos modelos de negócios estão continuamente reinventando o comportamento dos consumidores e o modo como eles se relacionam e evoluem para outras direções.
Líderes criativos são agentes de mudanças que impulsionam as organizações para definir objetivos arrojados, analisar as tendências de longo prazo, desenvolver uma visão de futuro ambiciosa e corajosa, além de estabelecer uma cultura organizacional que promova agilidade, aprendizado e adaptabilidade.
O líder criativo transforma as ameaças em oportunidades, lidera os colaboradores para fazer o futuro acontecer com muitas possibilidades, apesar da permanente inquietude para mobilizar as equipes a sair da zona de conforto e da mediocridade, rumo à inovação e a reinvenção contínua.
Para liderar é preciso enxergar o mundo como ele é, com mente e coração abertos às novas possibilidades e visão dos mercados, corporativo e consumidor. É preciso associar a visão de futuro à geração de valor no presente, com reflexões estratégicas orientadas para a longevidade das empresas, em um ambiente dinâmico de transformações.
Conhecer muito bem os seus clientes passa a ser a principal fonte de experimentação contínua, para a experiência do consumidor na sua essência.
Sabemos que é impossível prever o futuro com clareza em um mundo imprevisível e em constante mudança. O papel da liderança nas organizações é desafiador e indiscutível. É preciso ter conhecimento mínimo de tecnologia e suas possibilidades, para que a empresa e seus colaboradores evoluam para o futuro sem amarras ao presente.
"Regina Amorim é formada em Economia pela UFPB, Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB - Universidade de Brasília e Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência - Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE. Atualmente é Gestora de Turismo e Economia Criativa do SEBRAE/PB".