Mais uma vez, divido com vocês a minha inquietação sobre a criatividade empresarial, quando os recursos são insuficientes e quando se tem um modelo mental de que tudo se resolve com dinheiro. É a criatividade que encontra as melhores soluções, com menos ou nenhum recurso material.
A criatividade contribui para acelerar um ambiente de competitividade, com a descoberta de oportunidades que podem ser a cura rápida para transformar a empresa tradicional em uma empresa de vanguarda.
É possível minimizar as características conservadoras de um modelo de negócio, facilitando a sua dinâmica inovadora, com a redução e flexibilização de normas. Também com o permanente aperfeiçoamento de uma estrutura favorável à criatividade. A transparência é uma meta da empresa que deseja fomentar a participação e a inovação.
Entretanto não há receita pronta de “como fazer”, porque a inovação só acontece quando há uma vontade de inovar, por parte da direção e dos gerentes da organização, estimulando o engajamento dos demais colaboradores.
A mesma estrutura criativa que dá as melhores condições de competitividade pode favorecer as pessoas para exercer melhor a sua criatividade. O exercício do potencial criativo é uma manifestação de individualidade, ou seja, quanto mais vivências com o mundo, mais conhecimento vamos ter para formular ideias. A inteligência humana pode ser considerada a grande e insubstituível expressão da criatividade.
Saber lidar com o nosso potencial criativo é conduzir nossa vida com mais acertos, fazer planos mais viáveis, ter um futuro mais feliz e uma melhor qualidade de vida, mesmo em um mundo de incertezas.
Estar em sintonia com as mudanças contínuas, provoca mudanças em nós mesmos. Isso é viver consciente, para exercermos o nosso potencial criativo. Quem não vive de forma consciente, acaba sendo mais um indivíduo apegado às suas verdades, sem sair do lugar comum, sem lidar com o novo e sem diferencial competitivo.
Praticar a criatividade é tornar-se mais realizado. É algo positivo e mobilizador engajar-se em uma nova fase de uso do seu potencial criativo. Quando há coerência entre o propósito e o desenvolvimento da criatividade, ganha-se mais incentivo para manter-se no caminho das metas de ações e no plano das atitudes.
O comportamento criativo provoca a fuga da rotina, para a busca da inovação positiva e imprevisível, contribuindo para a transformação e a melhoraria de vida das pessoas. O hábito de ler e o autoconhecimento são portas abertas para a criatividade. Outra abertura é a curiosidade e a capacidade de observação, que quando aproveitadas contribuem para o desenvolvimento do potencial criativo de cada indivíduo.
Em uma atividade criativa é essencial que a nossa mente esteja aberta e o nosso pensamento possa fluir livre de limitações e de julgamentos, de bloqueios naturais e condicionamentos.
Quanto mais aprendemos, mais temos consciência do quanto é intangível e ilimitado o universo da inovação. O prazer pela aventura do novo está na frase de Erich Fromm (1900-1980), um psicanalista, filósofo humanista e sociólogo alemão: “O homem quando cria, encontra a si, encontra o mundo, encontra a Deus”.
Tudo o que podemos usar com o lado inovador de nossa mente, contribui para a inovação que as organizações necessitam, desde que tenham uma boa administração. Inovação e criatividade não combinam com desorganização.
A mudança é sempre desconfortável, gerando rejeições, principalmente no campo emocional, por isso é essencial ter consciência de que precisamos cultivar a competência de inovadores, o aperfeiçoamento pessoal e a atividade profissional, que contribuem para a realização dos nossos planos e o nosso sentimento de superação e de felicidade.
Cabe aos líderes das organizações, libertar seus colaboradores das amarras que geram perdas de energia, de tempo e de foco, orientando-os para a gestão inovadora da empresa, ancorada em um propósito transformador. O líder é o principal protagonista dessa jornada, que direciona o futuro do negócio e que inspira os colaboradores.
Liderar em tempos de grandes mudanças é criar um ambiente de transparência, criatividade empresarial, confiança e propósito compartilhado.