Associação Comercial revela preocupação com impacto dos feriados prolongados sobre a economia


Passado mais um período de feriado prolongado, esse último com três dias de atividades comprometidas em Campina Grande devido ao aniversário da cidade, o feriado de Nossa Senhora Aparecida e o ponto facultativo nas repartições públicas na última sexta-feira, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, Sidney Toledo, falou sobre o desafio que o comercial local vem enfrentando com tantas datas “perdidas” dentro do calendário econômico da cidade.

De acordo com Sidney, não bastasse tantos problemas registrados recentemente em Campina Grande, o setor produtivo tem ainda que superar essas problemáticas para conseguir uma recuperação mais sustentável e que possa fortalecer a economia de uma forma mais ampla.

“O comércio de Campina Grande está de frente de mais um desafio: não bastou enfrentar o período de pandemia e todas as dificuldades que foram vivenciadas no período; os efeitos danosos do que se viveu no caso da empresa Braiscompany e ainda mais essa sequência de feriados prolongados que tivemos, com esse último da semana passada, com praticamente três dias de atividades ou diminuídas, ou inexistentes no nosso setor produtivo. Apesar dos dias de movimento parado, as contas para o empreendedor ficam. O salário dos colaboradores precisa ser pago, o aluguel precisa ser pago, as contas de uma forma geral também”, comentou o presidente da ACCG.

Sidney Toledo falou ainda sobre uma possibilidade de tentativa no sentido de atenuar um pouco os efeitos desse desaquecimento econômico devido aos feriados. “A gente enxerga um prejuízo enorme, que poderia ser ao menos minimizado se tivéssemos uma campanha de incentivo para que as pessoas, mesmo que forem viajar, possam por exemplo fazer sua feira em Campina Grande; comprar o que precisam aqui e depois levar para o seu destino. Sabemos que não vai ser possível fazer isso em todos os casos, mas é preciso estimular práticas desse tipo para que a cidade não sofra tanto, não feche postos de trabalho e que o nosso comércio não fique fragilizado”, finalizou.

Feriados prolongados em 2023

O ano de 2023 teve até agora pelo menos sete datas com feriados prolongados e até o fim do ano pelo menos mais dois períodos semelhantes devem ser registrados na economia local (2 de novembro – Finados, numa quinta-feira, e 15 de novembro – Proclamação da República, numa quarta; além de 25 de dezembro – Natal, que cai numa segunda-feira). Campina ainda tem o feriado de 8 de dezembro, Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, que cai numa sexta-feira.

Postagem Anterior Próxima Postagem