Por Alexandre MOURA (*)
“Incubação Figital”
Incentivar o “desenvolvimento de Startups e negócios inovadores em Campina Grande e na Paraíba, contribuindo para o fortalecimento e o amadurecimento do ambiente de tecnologia e inovação local”. Essa é a proposta do “Ecossistema de Inovação de Campina Grande” (que conta com o imprescindível apoio do SEBRAE/PB). Objetivo esse que vem sendo perseguido, com planejamento e ações, de forma conjunta com os atores que integram o Ecossistema. Dentro desse “espirito”, uma das ações já em execução e utilizando uma metodologia inédita no Brasil (aplicada no país pela primeira vez), é a criação/implantação de uma “Jornada de Incubação Figital” A metodologia já é aplicada com êxito (pela empresa brasileira TDS Company, que desenvolveu a tecnologia), na cidade de “Fundão”, em Portugal, que desde 2012 vivencia um experimento de Incubação Figital (unindo as dimensões física, digital e social) com foco no desenvolvimento e amadurecimento de Startups e de negócios inovadores.
“Incubação Figital” (II)
A Incubação Figital “diferencia-se de outros sistemas de incubação tradicionais porque integra as dimensões física, virtual e social, com foco no atendimento das demandas e necessidades das Startups”. Ou seja, ela oportuniza não apenas espaços físicos e infraestrutura para encontros, prototipagem e testes de mercado, como também disponibiliza uma Plataforma Digital para conexão com mentores, investidores, instituições e comunidades, promovendo aprendizagem mútua, criação e fortalecimento de networking (tanto local quanto nacional e também, internacional). Vale destacar a importância de uma iniciativa como essa para o fortalecimento do “Ecossistema Local de Inovação” através do trabalho realizado pelo SEBRAE, fomentando/incentivando, a união de empresários e instituições, na construção da Incubação Figital, a partir da experiência realizada em Portugal.
“Incubação Figital” (III)
Para que “o modelo de Incubação Figital fosse aplicado no estado”, o SEBRAE concebeu e desenvolveu - em parceria com o Ecossistema de Inovação de Campina Grande e a empresa TDS Company - o “Programa Figital de Empreendedorismo”. De acordo com o regulamento definido, podem participar do programa Startups que já estejam em fase de tração, de qualquer município da Paraíba. Inicialmente, para o “piloto”, foram selecionadas dez Startups, que durante três dias de imersão, através de encontros on-line, vão “trabalhar” os seguintes temas: Propósito com visão de futuro (storytelling); Cenários e perspectivas de mercado; Construção de plano de ação; e Refinamento do produto/serviço. Ainda durante a “imersão”, as Startups terão a oportunidade de realizar um intercâmbio com as experiências desenvolvidas em Portugal, na cidade de Fundão.
“Incubação Figital” (IV)
Segundo os Técnicos do SEBRAE envolvidos no projeto, ao proporcionar a realização desse experimento de aceleração, o Ecossistema está possibilitando para essas empresas uma imersão na cultura e na estratégia Figital. Ou seja, estamos falando de um “espaço-tempo” que é constituído de uma junção equilibrada entre o físico, o digital e o social. Nessa dinâmica, as fronteiras não são mais geográficas, mas sim “lógicas e fluidas” e, portanto, programáveis. Vale reforçar que esta é uma “metodologia” desenvolvida através de uma plataforma específica, permitindo as Startups participantes, “cocriar” modelos de negócios diferenciados e fomentar novos produtos e serviços. É sem duvida alguma, uma experiência inédita e importante para qualquer empresa/empresário. Excelente iniciativa! (Com informações do SEBRAE, do Ecossistema de Inovação de Campina Grande e da TDS Company).
___________________________________________________
Engenheiro Eletrônico, Mestre em Engenharia Elétrica, MBAs em Comércio Eletrônico e Software Business, pela Nova Southeastern University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Membro do Conselho de Administração do SICOOB-PB, Diretor e Ex-Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.