Economia Criativa - Confira a última coluna de 2023 de Regina Amorim


Vivemos em um cenário econômico no qual inovar não é apenas uma opção, mas uma necessidade de sobrevivência dos negócios. A cultura da inovação abraça novas ideias e estimula a criatividade nas empresas, contribuindo para satisfazer os clientes e desenvolver as soluções que eles desejam.

As inovações podem ser formas ou atitudes diferenciadas de fazer as coisas dentro do ambiente de trabalho. Entretanto algumas inovações mudam o mundo para sempre, porque criam um novo mercado e até desestabilizam mercados já existentes e estabelecidos. São as inovações disruptivas que mudam um segmento de mercado ou a maneira de consumo dos clientes. 

Já utilizamos no nosso dia a dia modelos de negócios disruptivos que são plataformas colaborativas entre consumidores e fornecedores, que facilitam e tornam o consumo mais ágil e cada vez melhor. Como exemplo, cito o Waze que nos guia via satélite, o Airbnb, como serviço de hospedagem online ou o Uber, como serviço de transporte e menor preço. 

Entretanto, sua empresa não precisa ser disruptiva, mas inovadora no tamanho e escala, do segmento de mercado que você deseja alcançar. Os indivíduos mais criativos são os inovadores e você pode ser um desses criativos incríveis. A criatividade permite deixar a mente aberta para compreender e alcançar novos estágios de inovação e de transformações relevantes.

A cultura da inovação não acontece em ambientes engessados, mas sim, em um ambiente fértil e informal para que as ideias possam nascer e prosperar onde as equipes tenham liberdade para a criação.

São várias metodologias ágeis que contribuem para acelerar as ideias nas áreas de trabalho e desenvolver novas habilidades dos colaboradores. SEBRAE tem especialistas para desenvolver algumas dessas metodologias na sua empresa. 

Uma delas é o Scrum que é a distribuição de atividades de um projeto entre a equipe, fazendo essas atividades rodarem o mais rápido possível, com qualidade e transparência. Outra metodologia é o design sprint que consiste na criação de ideias que venham atender às questões críticas dos consumidores. O brainstorming também é um processo simples para a geração de novas ideias, que permite aos inovadores abrir suas mentes e se desapegar de ideias preconcebidas para solucionar problemas, mas aprender como os outros podem ver o mundo.

A marca da sua empresa deve estimular a empatia em seu brainstorming criativo, da sua equipe. Na grande maioria dos negócios é comum achar que a inovação está muito distante, porque muitas empresas ainda estão imersas em gestões conservadoras.

Para inovar é preciso deixar de fazer aquilo que todos fazem. É ter a ousadia de fazer diferente, colocar a criatividade em prática e se tornar referência em seu segmento de negócio. A cultura da inovação estimula um ambiente de mudanças e muita criatividade. 

No ecossistema de negócios colaborativos, quanto mais unimos parcerias relevantes e diferentes, mais inovadores nos tornamos. No mundo dos negócios, menos dinheiro é igual a mais criatividade da equipe. É compreender como pessoas criativas usam suas próprias histórias para inspirar e estimular novos negócios criativos.

É estratégico estabelecer o relacionamento “empregado e empregador” com eficiência, assim como é fundamental capacitar e desenvolver as lideranças para a inovação.

Ter um propósito em mente é uma maneira eficaz de fazer as pessoas refletirem sobre os seus objetivos futuros. Quais estratégias são imprescindíveis, para que seu negócio continue sendo lucrativo e atinja os objetivos sólidos de um inovador de sucesso.

Pesquisa da Global Talent Trends (2019) mostra que, para uma empresa se manter presente e indispensável no futuro, 80% dos entrevistados consideram a criatividade, a persuasão, adaptabilidade, colaboração e gerenciamento do tempo, como habilidades cada vez mais importantes para o desenvolvimento de uma organização e, portanto, para a contratação e a permanência dos colaboradores.

O que ameaça as empresas não são as mudanças externas, mas a falta de análise interna do negócio, que a impede de reagir e adaptar-se a um novo cenário. Todas as empresas precisam pensar em soluções inovadoras, sustentáveis e ágeis para um futuro bem-sucedido.


Postagem Anterior Próxima Postagem