Lei Betina: Vereadores aprovam semana de mobilização para doação de medula óssea


A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou, durante a sessão desta quinta-feira, 28, um projeto de lei de autoria da vereadora Jô Oliveira (PC do B) que institui a Semana de Mobilização para Doação de Medula Óssea, a ser realizada anualmente na semana do dia 30 de julho.

Segundo a vereadora, a ideia é potencializar o número de doadores de medula óssea no município, esclarecendo sobre como funciona o processo de cadastro, de doação em si, e da importância desse procedimento para tantas pessoas.

O PL foi batizado de “Lei Betina Maria Montenegro de Carvalho”, ou simplesmente “Lei Betina”, em homenagem à menina campinense que é portadora da doença de Krabbe (leucodistrofia das células globóides), tendo realizado transplante de medula óssea, e, segundo Jô, sendo um exemplo do potencial desse procedimento para salvar vidas.

Ao saber da aprovação do PL, o pai de Betina, que é o advogado e presidente da OAB/CG Alberto Jorge Carvalho (foto), mostrou-se emocionado. Ele estava concedendo entrevista o Jornal do Meio-Dia, da Campina FM, quando soube da aprovação pelos vereadores. Sob forte emoção, fez um breve relato da luta da pequena Betina.

“No final do ano passado, minha esposa e eu vivenciávamos o final do ano sem saber se estaríamos com Betina este ano. Há exatamente um ano, dia 28, a gente se preparava para ir a Curitiba fazer um segundo transplante de medula óssea quando os médicos informavam que não sabiam se ela iria sobreviver ao transplante e hoje minha filha está nos nossos braços, sorridente, risonha, se recuperando”, disse.

O projeto agora segue para a sanção do prefeito Bruno Cunha Lima.

Postagem Anterior Próxima Postagem